Smartphone dobrável da Samsung chega às lojas em 26 de abril
Em seu lançamento o Galaxy Fold terá quantidades limitadas à venda
A Samsung planeja realizar grande evento de imprensa no início de abril para o lançamento de seu telefone dobrável. O fabricante do Galaxy Fold revelou seus planos em uma entrevista para imprensa no Mobile World Congress, e sugeriu para o novo produto um lançamento de luxo, de alto nível, semelhante ao que vimos com o Apple Watch Edition em sua estreia em 2015.
“No início de abril, teremos um evento de imprensa completo”, diz Kate Beaumont, diretora de produtos, serviços e estratégia comercial da Samsung UK. O evento de imprensa dará oportunidade para uma olhada mais de perto no aparelho, e será realizado algumas semanas antes do produto chegar às lojas em 26 de abril, ao preço de US $ 1.980.
É um preço que surpreendeu os membros do público no evento de lançamento do Galaxy S10 da Samsung, na semana passada, e significará que a maioria dos consumidores vai aderir aos smartphones tradicionais até que estes preços do telefone dobrável caiam. A Samsung está abraçando isso e direcionando seu telefone dobrável para o mercado premium de alta qualidade. “Teremos menos oferta do que o S10 no lançamento”, explica Beaumont. “Este é um dispositivo super premium e queremos garantir que ele tenha um serviço e uma experiência de concierge, para que ele não seja exibido em todas as lojas. Você não o verá nas arquibancadas dos estádios, queremos ter certeza de que é uma experiência muito pessoal”.
Isso significa que você não entrará na loja do seu bairro para testar o Galaxy Fold, assinará um contrato e sairá. Parece que a Samsung está adotando uma abordagem semelhante à de como a Apple lançou seu Apple Watch Edition de US $ 10.000 , com suprimentos restritos a varejistas selecionados. Beaumont foi indagada se o Galaxy Fold estaria limitado a lojas de luxo, como a Selfridges em Londres, mas a resposta foi de que a Samsung não está detalhando seus planos exatos de varejo até abril.
A Samsung adotou uma abordagem diferente da Huawei com seu telefone dobrável, optando por dobrar a tela de modo que ela seja fechada como um livro. A tela principal do tipo tablet é de 7,3 polegadas e a Samsung está usando uma tela menor de 4,6 polegadas na parte externa do dispositivo, como a seção de telefone. Em comparação com os smartphones modernos, essa tela é ladeada por grandes molduras, enquanto a Huawei está dobrando a tela para fora, de modo que, quando ela é dobrada, você tem um smartphone de tela dupla.
“Nós consideramos muitas opções”, diz Beaumont. “Existem questões importantes que você se perguntaria sobre o produto, usabilidade, durabilidade, e uma das coisas que avaliamos é a de que ter a tela no lado de dentro é a melhor maneira de proteger essa tela. Temos a tecnologia para fazer uma dobra que é muito, muito pequena, como de fato ela é, mas se você tem a dobra do lado de fora, não é preciso a mesma quantidade de pesquisa e desenvolvimento para fazer com que o dispositivo se dobre, como acontece com algo que é dobrando com um grau de ângulo muito menor sobre ele.
O quão durável será a tela dobrável da Samsung ou da Huawei é uma questão em grande parte não respondida. Embora tenhamos conseguido brevemente tocar no dispositivo da Huawei , tanto a Samsung quanto a Huawei estão restringindo o acesso a seus dispositivos. A Samsung deu uma visão mais próxima do Galaxy Fold, graças a um vídeo de 4 minutos . A Samsung também se comprometeu a uma data de lançamento em 26 de abril, enquanto a Huawei tem um lançamento vago do “meio deste ano” planejado.
Então, por que lançar um telefone dobrável agora por US $ 1.980, por que esse é o momento perfeito? “Eu acho que todo mundo ficou um pouco cansado com a falta de inovação em torno do fator de formato dos smartphones”, diz Beaumont. “À medida que nos movemos para o 5G, não acho que seja uma coincidência em que tenhamos tempo para revelar todos os tipos de experiências de realidade aumentada, seja um holograma no telefone dobrável, ou quem sabe o que virá no futuro. Eu acho que no momento todo mundo está dizendo ‘ok, eu posso ver como você tiraria algum uso disso.’ Pessoalmente, penso que nos próximos anos será óbvio o porquê de querer um dispositivo dobrável.”