Rio Grande do Sul

Instituto Ling apresenta exposição de Daniel Senise

De 9 de abril a 13 de julhoo Instituto Ling apresenta a exposição Museu, do artista carioca Daniel Senise. Por ocasião da abertura da exposição,na terça-feira, 9 de abril, às 19ho artista e a curadora Daniela Name farão uma conversa aberta com o público. A entrada é franca, por ordem de chegada.

Museu reúne um conjunto de nove obras recentes – seis pinturas em grandes formatos e três trabalhos em papel – criadas entre 2017 e 2019. São monotipias que retratam salões de importantes museus ao redor do mundo – como a National Gallery (Londres), a Frick Collection (Nova Iorque), o Rijksmuseum (Amsterdã) e o Museu Nacional de Belas Artes (RJ) -, aquarelas que reproduzem a padronagem dos pisos de madeira de instituições culturais, como o Museu de Arte Antiga de Lisboa.

Ao longo dos seus mais de 30 anos de atividade trabalhando nos limites da figuração na pintura, Daniel Senise é considerado um dos maiores expoentes da chamada “Geração 80” e se afirma como um nome importante na cena internacional contemporânea. Para a curadora Daniela Name, nessa exposição Senise reinveste na questão fundamental de sua obraa ênfase no ausente. As telas representam os espaços vazios dos museus, vestígios e fragmentos que evocam a memória desses locais. “O conjunto de obras reunidas em Museu evidencia como a imagem latente – ela que não está – atinge uma força radical ao ser sequestrada dos espaços arquitetônicos e simbólicos que foram concebidos para guardá-las. Ela é talvez mais presente em sua ausência do que seria em sua representação“, afirma Daniela.

Serviço

  • Exposição Museu
  • Artista: Daniel Senise
  • Curadoria: Daniela Name
  • Abertura: 9 de abril, às 19h. Na ocasião, o artista e a curadora farão uma conversa aberta ao público sobre a exposição
  • Período de visitação: de 9 de abril a 13 de julho de 2019
  • Local: Galeria do Instituto Ling
  • Horário: de segunda a sexta, das 10h30 às 22h e sábados, das 10h30 às 20h
  • Entrada Franca
Botão Voltar ao topo