Porto AlegreRio Grande do Sul
Virada Sustentável começa nesta sexta-feira em Porto Alegre
A Virada Sustentável, evento de mobilização com foco nos objetivos de desenvolvimento sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU), que ocorrerá de 5 a 7 de abril, conta com 175 atrações confirmadas, todas gratuitas. Pela primeira vez, a prefeitura será coorganizadora do evento em Porto Alegre, por meio da Secretaria do Meio Ambiente e da Sustentabilidade (Smams).
“Se os governos locais não assumirem a questão dos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), definidos pela ONU, que lastreiam esta edição do evento, nada vai acontecer. Paralelamente, a agenda ambiental é da sociedade, não está só na mão do poder público. Por isso, a relevância da Virada Sustentável, para a discussão dos temas propostos”, destaca o secretário da Smams, Maurício Fernandes.
Vítor Ortiz, um dos coordenadores do evento, detalhou a programação, destacando que as atividades se desenvolverão, essencialmente, na Orla Moacyr Scliar, no Parque Farroupilha, na Praça Júlio Mesquita, na Casa de Cultura Mário Quintana, no Centro Cultural da Ufrgs e na Vila Flores. A abertura oficial, que marca o início das atividades, é o seminário Poa Inquieta, nesta sexta-feira, 5, a partir das 9h, no Theatro São Pedro. “O encontro trará especialistas nas áreas de economia criativa, inovação e sustentabilidade, colocando atenção nas questões que envolvem o futuro de Porto Alegre”, ressalta Ortiz. As inscrições gratuitas estão abertas até se esgotarem as vagas para o seminário e para todas as demais atividades.
Ortiz destacou também a Serenata Iluminada que ocorrerá na Redenção, no sábado, 6, evento que reuniu mais de 10 mil pessoas na edição do ano passado; e a Pedalada da Virada, no domingo, 7, à tarde, com saída da praça Júlio Mesquita.
A lista de eventos inclui ainda campeonato de futebol, aula de yoga, apresentações artísticas, sarau, viradinha infantil, oficina de comida sustentável, aula de dança, música, circo, teatro. A programação completa pode ser acessada neste link.
A Unidade de Educação Ambiental da Smams será o facilitador entre os diversos departamentos da prefeitura a fim de promover ações de sustentabilidade durante a Virada.