NotíciasRio Grande do Sul

Uma aula de Jiu-Jitsu especial para jovens do Centro CEU

No tatame não importa a classe social. Todos são iguais. Quando colocam os quimonos e nas faixas são dados os últimos nós, é sinal de que ali se tem respeito, disciplina e igualdade. No Jiu-Jitsu toda a aula é especial. Mas, nesta semana, foi ainda melhor no Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU), no bairro Boa Saúde, que contou com a presença da campeã brasileira pan-americana Vanessa de Sousa. A atleta que venceu a competição neste mês nos Estados Unidos é de Esteio e treina na Equipe A de Novo Hamburgo. Faixa preta no esporte, ela conversou e treinou com os jovens. “Estou com 33 anos e treino desde os 15. Sei como é importante o esporte na vida, principalmente na infância e na adolescência que é quando se constitui a personalidade. Temos um solo muito fértil de talentos aqui no bairro”, disse ela que também é árbitra e destacou a importância de trazer a medalha para perto dos jovens.

A estudante Dyovana Placido, 13 anos, destaca que quando viu a publicação na rede social não pensou duas vezes em ir até o treino e prestigiar a atleta. “Eu vi o vídeo dela falando e não poderia perder essa oportunidade. Veio algo na minha cabeça, toda a minha história, porque o esporte já me ajudou muito. Cada aula de jiu-jitsu ajuda a me autoconhecer e me deixa muito feliz. Existe eu antes do esporte e eu depois, sou muito grata”, finalizou.

A oficina, que é oferecida gratuitamente pela Prefeitura Municipal de Novo Hamburgo (PMNH), por meio do Programa de Desenvolvimento Municipal Integrado (PDMI), tem como instrutor Danison Silva e ocorre no território nas segundas-feiras das 18h30 às 20 horas e nas sextas-feiras das 9 às 11 horas. As aulas integram o componente de Prevenção à Violência e tem o financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

Botão Voltar ao topo