CASANEWS

Dicas para decorar uma casa masculina

Quando um homem vai planejar um ambiente, normalmente, ele chama a namorada, amiga e a mãe, ou seja, sempre chama uma mulher. Por isso o designer de interiores Joel Alves do canal Studio 1202 dá dicas nesse tutorial de como decorar uma casa de homens deixando o espaço com a sua cara. Ambientes masculinos possuem características muito importantes que devem ser levadas em conta. Existe uma frase citada por Jeff Bullas que se encaixa perfeitamente nessa situação: “Menos é mais. Ser simples requer tempo e esforço”.

Com praticidade: Tudo dentro de uma casa de homem deve ser prático e ter mais de uma função. Cacarecos e enfeites precisam ser de fácil higienização e manutenção ou simplesmente não devem ser essenciais. E no desenho dos móveis: No geral, eles devem ter traços minimalistas, cores frias como branco, preto e cinza ou texturas como a de linho, por exemplo, podem ainda serem de madeiras escuras.

Mas qual o estilo?
Existem variados estilos que podem ser empregados e normalmente aplicamos mais de um, mas o contemporâneo sempre está presente com traços minimalistas ou industrial na casa de homem.
O principal em uma casa masculina é o “life style”, onde a prioridade é sempre a personalidade dele.

Mas quais os acessórios usar?
Os estilos masculinos são baseados em decorações com pouca informação, sem muitos adereços, dispondo apenas dos itens básicos no ambiente sem perder a elegância. Cada objeto deve assumir sua utilidade, tendo que ser de fácil limpeza e manutenção já que muitas vezes vão ficar despercebidos por seu dono por um extenso período de tempo mesmo que ele ache que irá fazer. “No entanto, isso não quer dizer que não haja objetos decorativos na casa de homem, apenas que todos eles estão diretamente atados a personalidade dele”, conclui o designer Joel Alves. As paredes recebem a uma grande atenção e podem ter cores neutras ou até mesmo tons escuros, assim, pode-se utilizar tintas ou colocar papel de parede com texturas de tecidos e desenhos geométricos, por exemplo. O também são muito utilizadas, são as paredes de tijolos ou totalmente revestidas em madeira.

Luminárias

As luminárias tendem sempre ao mesmo traço minimalista com o uso de metais como aço inox, bronze e cromado, ou utilizando cores fortes para luminárias de piso ou de mesa. Já a iluminação principal do ambiente deve ser encaixada e discreta, mas caso não seja possível, dê preferência a luminárias geométricas. Para os pendentes, opte por peças minimalistas ao extremo, pois retirar o pó de uma luminária nunca é uma tarefa rotineira na casa de homem.

Botão Voltar ao topo