O brasileiro está em busca da melhor relação custo x benefício para comemorar a Páscoa em 2019, na esteira da crise econômica no país nos últimos anos. De acordo com dados internos do Google, as buscas por barras de chocolate e por chocolates baratos cresceram, em média, 49% e 44%, respectivamente, nos últimos três anos. No mesmo período, as buscas por ovos de Páscoa subiram apenas 1%.
Os dados fazem parte de uma nova pesquisa realizada pelo Google, que mostra que, apesar do interesse em gastar menos, 80% dos entrevistados pretendem comprar chocolate para presentear na Páscoa. Do total de 500 entrevistados que responderam a uma pesquisa on-line do Google em fevereiro de 2019, 85% do total afirmou que celebra a data e 45% que consome doces.
Além disso, outros itens como cestas de Páscoa e a tradicional colomba pascal também estão em alta nas buscas, com aumento de 12% e 9% em volume, no mesmo período analisado. Outros itens relacionados à Páscoa mas não aos chocolates também aparecem em destaque nas intenções de compra: 51% dos entrevistados disseram que pretendem decorar a casa para a Páscoa.
A Páscoa tem grande relevância para o mercado, sendo a principal data para a indústria do chocolate no Brasil. Somente em 2018, os fabricantes produziram 11 mil toneladas de ovos e produtos para a data, de acordo com dados da Associação Brasileira das Indústrias de Chocolates, Amendoim e Balas (Abicab), que espera um número muito maior para 2019.
Confira abaixo os principais insights do Google para a Páscoa:
• A Páscoa é celebrada por 85% dos brasileiros ouvidos pelo Google;
• 80% do total pretende comprar chocolate na Páscoa;
• As buscas por ovos de Páscoa cresceram apenas 1% em média nos últimos três anos;
• No mesmo período, as buscas por barras de chocolate cresceram 49%;
• Para 10% dos entrevistados, a internet é o melhor lugar para realizar a compra dos ovos de Páscoa;
• No total, 51% dos brasileiros pretende decorar a casa para a data.