DestaqueSaúde

Páscoa saudável e sem deixar o chocolate de lado

Aproveitar a época mais doce do ano de forma saudável é possível. De acordo com a nutricionista do Hospital Edmundo Vasconcelos, Silvia Messalem, em pequenas quantidades, o chocolate traz benefícios à saúde, portanto, pode ser consumido. O único segredo para não sair da dieta é a moderação.

As vantagens à saúde citadas pela especialista estão relacionadas à composição do chocolate. Entre as substâncias positivas estão os flavonoides e polifenois, que atuam contra doenças cardiovasculares e protegem o sistema imunológico. A nutricionista lembra que esses benefícios só ocorrem quando há o consumo correto. “O consumo moderado de cerca de três pedaços pequenos (quadradinhos) de 10 a 15 gramas de chocolate amargo, por dia, pode trazer esses benefícios. Há estudos que ainda investigam seu possível auxílio na prevenção do Alzheimer”, esclarece.

Outra importante dica para usufruir o melhor do chocolate é optar pelo produto com 70% ou maior teor de cacau. Nesta quantidade, as substâncias importantes ao organismo, flavonoides e polifenois, apresentam seus níveis mais elevados.

Silvia, alerta, no entanto, sobre o consumo exagerado, comum na Páscoa. “Esse descontrole pode causar diarreia e sensação de azia. Já em longo prazo, pode gerar irritação no estômago, lesionando as células e ocasionando a gastrite. Além do aumento de peso, podendo ser um gatilho para a insônia, enxaqueca e agitação”, complementa.

Etiquetas

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios