Porto Alegre: Cinemateca apresenta mostra inspirada em Hitchcock
Até 28 de abril, a Cinemateca Capitólio Petrobras apresenta a mostra A Vertigem do Cinema Moderno. São filmes de períodos e momentos da história do cinema que estabelecem diferentes diálogos com Um Corpo que Cai, a obra-prima de Alfred Hitchcock. O valor do ingresso é R$ 10, com meia-entrada para estudantes e idosos.
A programação apresenta a cópia restaurada de Um Corpo Que Cai e mais 15 longas-metragens, incluindo Blow-Up – Depois Daquele Beijo, de Michelangelo Antonioni, Sem Sol, de Chris Marker, Dublê de Corpo, de Brian De Palma, A Estrada Perdida, de David Lynch, e Você e os Seus, de Hong Sang-soo.
A inspiração da mostra é a pesquisa Vertigo, a teoria artística de Alfred Hitchcock e seus desdobramentos no cinema moderno, de Luiz Carlos Oliveira Jr, que investiga a recorrência do filme em toda a história moderna do cinema. O pesquisador participa de um debate após a exibição da obra de Hitchcock, neste sábado, 20 de abril, às 18h.
Luiz Carlos Oliveira Jr. é crítico e pesquisador de cinema. Autor do livro A mise en scène no cinema: Do clássico ao cinema de fluxo (Papirus, 2013). Doutor em Meios e Processos Audiovisuais pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP). Já colaborou para as revistas Bravo!, Cult, Interlúdio, Paisà e Foco e para o Guia Folha – Livros, Discos e Filmes. Ministrou cursos e oficinas em espaços como Centro Cultural Banco do Brasil, CineSesc, Cine Humberto Mauro e Fundação Getúlio Vargas. Foi editor da revista eletrônica Contracampo. Foi curador das mostras Vincente Minelli – Cinema de Música e Drama e Jacques Rivette – Já Não Somos Inocentes.
Na sessão de encerramento, 28 de abril, às 18h30, integrantes do grupo de estudos Aurora debatem os diálogos contemporâneos com a obra de Hitchcock após a sessão de Você e os Seus, filme realizado pelo sul-coreano Hong Sang-soo, inédito em Porto Alegre.
A Cinemateca Capitólio Petrobras conta com o projeto Cinemateca Capitólio Petrobras – programação especial 2019, aprovado na Lei Rouanet/Governo Federal, que será realizado pela Fundação Cinema RS (Fundacine) e possui patrocínio master da Petrobras. O projeto contém 26 diferentes atividades entre mostras, sessões noturnas e de cinema acessível, master classes e exposições.
Os filmes
Um Corpo que Cai – (Vertigo) – Estados Unidos, 1958, 120 minutos, HD
Direção: Alfred Hitchcock
O detetive aposentado ‘Scottie’ sofre de um terrível medo de alturas. Certo dia, encontra um antigo conhecido que pede para ele seguir sua esposa, Madeleine.
O Retrato Inacabado – (Le portrait Inachevé) – França, 1910, 18 minutos, digital
Direção: Léonce Perret
A morte da esposa deixa um marquês desesperado. Anos depois, ele encontra Madeleine, uma mulher idêntica à morta.
Férias de Amor – (Picnic) – Estados Unidos, 1955, 115 minutos, HD
Direção: Joshua Logan
Um viajante errante chega em uma pequena cidade do Kansas, para visitar e tentar conseguir emprego com um rico colega de faculdade. Lá, ele se apaixona pela linda namorada do amigo, interpretada por Kim Novak.
Mas Allá del Olvido – Argentina, 1956, 92 minutos, digital
Direção: Hugo del Carril
Após a morte de sua esposa, um homem encontra uma mulher idêntica e torna-se obcecado pelo amor perdido. Adaptação do romance Bruges, a morta, de Georges Rodenbach, que inspirou o roteiro de Um Corpo que Cai.
Sortilégio de Amor – (Bell Book and Candle) – Estados Unidos, 1958, 106 minutos, HD
Direção: Richard Quine
A feiticeira mais sedutora de Greenwich Village conhece seu novo vizinho, noivo de uma antiga amiga de faculdade. Filme protagonizado por Kim Novak e James Stewart, realizado no mesmo ano de Um Corpo que Cai.
Blow-Up – Depois Daquele Beijo – (Blow-Up) – Itália/Reino Unido, 1966, 111 minutos, DCP
Direção: Michelangelo Antonioni
Um fotógrafo bon vivant fica obcecado com um aparente assassinato revelado em uma fotografia.
A Lenda de Lylah Clare – (The Legend of Lylah Clare) – Estados Unidos, 1968, 130 minutos, digital
Direção: Robert Aldrich
Kim Novak é uma jovem atriz parecida com uma estrela dos anos 1930 que morreu de forma trágica e misteriosa. Ela ganha a chance de interpretá-la numa biografia dirigida pelo próprio marido da mulher morta.
Prelúdio para Matar – (Profondo Rosso) – Itália, 1975, 126 minutos, HD
Direção: Dario Argento
Pianista presencia o assassinato de uma paranormal e passa a investigar o crime.
Sem Sol – (Sans Soleil) – França, 1983, 100 minutos, HD
Direção: Chris Marker
Acompanhamos num transe quase hipnótico a narração das cartas de um homem que viaja pelo mundo. Meditação sobre o tempo e a memória, do Japão a Guiné-Bissau, da Islândia aos Estados Unidos (a São Francisco de Um Corpo que Cai).
Dublê de Corpo – (Body Double) – Estados Unidos, 1984, 114 minutos, HD
Direção: Brian De Palma
Morando no apartamento de um amigo, um fracassado ator de filmes b presencia estranhos acontecimentos com uma vizinha e passa a persegui-la.
Efeitos Especiais – (Special Effects) – Estados Unidos, 1984, 101 minutos, HD
Direção: Larry Cohen
Diretor de cinema mata uma jovem aspirante a atriz, usa o marido dela como o bode expiatório e tenta encontrar uma sósia para desempenhar o papel da falecida.
Instinto Selvagem – (Basic Instinct) – Estados Unidos, 1992, 127 minutos, HD
Direção: Paul Verhoeven
A investigação de um assassinato leva o detetive de polícia de San Francisco a uma bela e rica escritora. Seu jeito insinuante e aparentemente fatal deixa o homem obcecado.
Blackout – Sentiu a Minha Falta? – (The Blackout)
Estados Unidos, 1997, 98 minutos, HD
Direção: Abel Ferrara
Astro de Hollywood se envolve com drogas e arruína a carreira depois de ficar obcecado por uma mulher. Um ano depois, tenta refazer sua vida e procura novamente seu paradeiro.
A Estrada Perdida – (Lost Highway) – Estados Unidos, 1997, 135 minutos, HD
Direção: David Lynch
Um saxofonista é acusado de assassinar sua esposa. No corredor da morte, algo misterioso acontece.
A Prisioneira – (La Captive) – França, 2000, 118 minutos, digital
Direção: Chantal Akerman
Simon ama Ariane perdidamente. Ele a interroga, a espia, a persegue. Ele a mantém reclusa na prisão dourada de seu luxuoso apartamento parisiense.
Vertigo Rush – Áustria, 2007, 19 minutos, HD
Direção: Johann Lurf
Na interação da natureza e da máquina (ótica), o oculto se torna visível.
Você e os Seus – (Dangsinjasingwa dangsinui geot) – Coréia do Sul, 2016, 86 minutos, HD
Direção: Hong Sang-soo
Um jovem pintor não consegue achar sua namorada de jeito nenhum.
A Névoa Verde – (The Green Fog) – Estados Unidos/Canadá, 2018, 62 minutos, DCP
Direção: Guy Maddin, Evan Johnson e Galen Johnson
Em um estúdio de cinema, um homem algemado é mantido sob a mira de um revólver enquanto observa as imagens na tela. Um mapa pode ser visto com um dedo apontando para São Francisco. Repórteres ficam em frente a um prédio, prontos para transmitir as notícias; o público espera com medo. A ponte Golden Gate aparece, banhada por uma luz verde; começa uma tempestade, as ruas íngremes da cidade estão desertas. A estrutura deste filme é uma homenagem a Um Corpo que Cai, de Hitchcock: um conjunto vertiginoso de imagens constrói uma fantasia cinematográfica que atrai o espectador.
Sessões e horários
Sexta-feira, 19
18h – Sortilégio de Amor
20h – Dublê de Corpo
Sábado, 20
16h – Férias de Amor
18h – Um Corpo que Cai + debate com Luiz Carlos Oliveira Jr.
Domingo, 21
16h – Sortilégio de Amor
18h – Blow-Up – Depois Daquele Beijo
20h – Prelúdio Para Matar
Terça-feira, 23
18h – Um Corpo que Cai
20h – Efeitos Especiais
Quarta-feira, 24
18h – Dublê de Corpo
20h – Sem Sol + debate
Quinta-feira, 25
17h – Efeitos Especiais
21h – Instinto Selvagem
Sexta-feira, 26
17h – Blow-Up – Depois Daquele Beijo
21h – Projeto Raros Especial (O Retrato Inacabado + Mas Allá del Olvido)
Sábado, 27
16h – Blackout – Sentiu a Minha Falta?
18h – A Prisioneira
Domingo, 28
16h – A Estrada Perdida
18h30 – Você e os Seus + debate