CASANEWS

Arquiteta dá dicas para decorar com cores

A arquiteta Ana Yoshida, do escritório Ana Yoshida Arquitetura e Interiores, dá dicas de como usar bem as cores em cada cantinho. Com uma paleta de cores bem pensada, desde os combos monocromáticos aos que parecem inspirados diretamente no arco-íris, ela cria projetos personalizados, aconchegantes e bonitos. Abaixo, a profissional compartilha alguns de seus truques para fazer combinações com facilidade:

Foto: Sidney Doll

Não existem cores proibidas

Em seus projetos, o gosto do morador sempre predomina. Por isso não existe ‘cor que não pode ser usada’. Desde que o tom seja considerado no conjunto do ambiente, é possível combinar até um forte turquesa à decoração de um banheiro, como Ana Yoshida já fez. O segredo é saber equilibrar o décor, intercalando bases neutras com outras nuances, principalmente se forem mais impactantes. Quem gosta de várias cores diferentes em um mesmo espaço pode lançar mão da base branca nas paredes e móveis e se divertir com a paleta de cores das almofadas, quadros, flores e acessórios em geral.

Foto: Célia Mari Weiss

Aposte nos revestimentos

Ladrilhos e revestimentos coloridos voltaram a ser uma forte tendência e, pela versatilidade que oferecem, ganham cada vez mais espaço dentro de casa”, explica. Assim, a arquiteta recomenda aproveitar a variedade oferecida pelo mercado e explorar todas as texturas, formas, acabamentos e tonalidades dos revestimentos. Pode ser que nessa brincadeira o inusitado transforme o ambiente, como o caso deste apartamento. Os moradores queriam um diferencial no décor e ele se tornou a faixa de azulejos mostarda que vai de ponta a ponta no living.

Foto: Evelyn Müller

Defina elementos-chave para o décor

O ambiente deve ser pensado como um conjunto que pode ser pautado por algo específico – no caso do décor colorido, uma parede neutra que serve como base, um quadro vibrante que define toda a paleta de cores ou um móvel de tom diferente que se destaca. No caso de um home theater, por exemplo, a parede pode ter uma cor diferente e não necessariamente branca. No projeto, a estrutura ganhou estilo com um tom acinzentado e mantém a característica de base, recebendo elementos mais coloridos por cima, como o móvel da TV. Dessa maneira, cada novo objeto adicionado pode encontrar integração com o tom.

Foto: Evelyn Müller

Aproveite os serviços de demonstração

Nem todo mundo sabe, mas algumas lojas oferecem o serviço de demonstração, onde a loja leva e monta algumas peças na sala, sem que você precise erguer sofás e mesas pesadas. Pensando nisso, a arquiteta sugere aproveitar esse serviço e conferir a combinação de três elementos das salas a partir dele: tapete, quadro e almofada. A partir de texturas e cores, essa tríade é capaz de mudar a aparência do espaço em um piscar de olhos. Experimentá-los juntos deixa a tarefa de combinar os modelos perfeitos de maneira muito mais fácil.

Botão Voltar ao topo