Chuva recorde provoca prejuízos em São Leopoldo

As fortes chuvas que castigaram a região na madrugada de sábado, 27 de abril, causaram diversos transtornos em São Leopoldo. Em cerca de 10h, choveu 150 milímetros e pela primeira vez na história do Município todos os seis arroios que cruzam a cidade transbordaram. Desde a madrugada, a Prefeitura atua em diversas frentes para minimizar os prejuízos causados pelo temporal. Foi verificada uma grande quantidade de lixo nas ruas que prejudicou o sistema de drenagem. Junto a isso, o volume excessivo de água provocou situações de alagamentos e cerca de 60 famílias tiveram suas residências atingidas. Algumas delas optaram por se alojarem em casas de conhecidos ou familiares. Ao longo do dia, a água baixou bastante e não houve a necessidade de remover mais pessoas.
A Defesa Civil atendeu diversas ocorrências contabilizando apenas danos materiais. Um das ações foi auxiliar o Corpo de Bombeiros na remoção de famílias da ocupação Steigleder, onde o nível da água foi bastante elevado. Os desabrigados estão sendo alojados no Ginásio Municipal Celso Morbach (avenida Dom João Becker, s/nº). No início da noite do sábado, 6 famílias, totalizando 22 pessoas estavam no local. Para o restante da noite, é esperada a chegada de mais 30 pessoas. Todas são acolhidas por equipes de assistência social.
No mesmo local funciona o Banco do Agasalho, que cuida da distribuição de peças de roupas. A Prefeitura faz um apelo para doações de alimentos não perecíveis, materiais de higiene pessoal e limpeza doméstica, colchões, roupas de camas e cobertores são alguns itens de mais necessidade. Há demanda também por fraldas, tanto adultas como infantis. As doações devem ser encaminhadas diretamente ao Ginásio Municipal.
Prefeitura alerta
Com a baixa do nível de água a coleta de lixo domiciliar volta ao normal na noite de sábado. A prefeitura faz um apelo para que a população não deposite o lixo em locais inapropriados.
Para qualquer situação de emergência de saúde é preciso se deslocar para a UPA Scharlau (avenida Leopoldo Albino Scherer, 374) ou o Centro de Saúde Feitoria (rua João Algayer, 71).
Denúncias de lixo depositado irregularmente devem ser relatadas para a Ouvidoria Municipal pelo ouvidoria@saoleopoldo.rs.gov.br, pelo Messenger do Facebook e nos horários de expediente da Prefeitura (de segunda a sextas-feiras, das 9h às 14h) pelo telefone 156.
Qualquer outra ocorrência deve ser direcionada para a Defesa Civil pelos telefones 2200. 0633, 98924.7852, 99836. 2312 e 99327. 5609. Contatos também pelo 153 da Guarda Municipal.