Rio Grande do Sul

Eduardo Leite anuncia revisão de substituição tributária da vitivinicultura

O governador Eduardo Leite participou, na tarde desta quarta-feira (1º/5), da inauguração da nova fábrica da Unidade Vinhedos, da Vinícola Aurora, em Bento Gonçalves. Na ocasião, Leite anunciou a revisão da substituição tributária do setor vitivinícola, uma demanda dos empreendedores.

O setor pede a exclusão do regime de substituição tributária para produtos vitivinícolas, alegando que o mecanismo onera a indústria nacional por ter de antecipar o recolhimento do ICMS antes da venda para o consumidor.

“É uma demanda do setor, capaz de dar mais competitividade aos empreendedores. Já estamos negociando e, muito em breve, vamos anunciar mudanças”, detalhou.

Recebido pelo presidente da Aurora, Itacir Pedro Pozza, Leite ressaltou a importância do trabalho de cada cidadão. “O governo não gera riqueza, quem o faz é a iniciativa privada. O governo precisa dar espaço e oportunidades para quem empreende”, acrescentou. Por isso, o governador defendeu a agenda de ajuste de contas e de reformas estruturais da máquina pública para que o Estado possa superar as dificuldades financeiras e, assim, deixar de transferir esse custo à sociedade.

A nova fábrica da Aurora deve absorver a produção e o envase de suco de uva integral e de vinhos de mesa, com capacidade inicial de produção de até 10 mil garrafas por hora. A expectativa é de que alcance, até o próximo ano, a marca de 30 mil garrafas por hora.

Ampliação da capacidade

A Aurora é a maior cooperativa vinícola do Brasil, com 1,1 mil famílias associadas, o que totaliza 4,5 mil pessoas. A safra anual média é de 60 mil toneladas de uva, que são convertidas em 46 milhões de litros de produtos, entre os quais, sucos de uva integrais, vinhos tintos, brancos e rosés, espumantes, além de coolers. Em 2018, a cooperativa faturou R$ 540 milhões, vendendo mais de 60 mil litros de vinhos e de sucos.

O presidente da Assembleia, deputado Luís Augusto Lara, saudou os trabalhadores da Serra gaúcha e, em especial, da cooperativa. “Vocês são o verdadeiro símbolo de trabalho, de dedicação e de luta”, exaltou.

As atividades da nova fábrica, que fica no Vale dos Vinhedos, estão previstas para ter início neste semestre. Há, ainda, previsão de implantar uma nova linha de envase para mais 10 mil garrafas por hora até o final de 2021. Com essa projeção, a nova fábrica terá capacidade produtiva de 40 mil litros por hora.

Botão Voltar ao topo