Porto Alegre

IEL apresenta palestra aberta sobre vida e obra de Qorpo Santo nesta terça (7)

Nesta terça-feira (7) começa, no Instituto Estadual do Livro (IEL), o projeto “Poesia em Jogo: Interações com a Vida e Obra de Qorpo Santo”. A atividade é ligada ao Programa de Extensão Ludopoéticas, promovida pela Universidade Federal do RS (Ufrgs), Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) e IEL, com base na poesia de José Joaquim de Campos Leão (1829-1883), o Qorpo Santo. São quatro encontros. Este primeiro, com o professor Luís Augusto Fischer, é gratuito, aberto ao público e acontece entre 17h30 e 20h, na sede do IEL, na rua André Puente, 318, em Porto Alegre.

O programa culminará em uma Game Jam, na qual as equipes inscritas produzirão um jogo digital inspirado na vida e obra do autor gaúcho. Os outros encontros estão programados para junho, julho e agosto. Cada reunião também tem o objetivo de preparar os integrantes para o desenvolvimento do jogo digital de caráter cultural e artístico. A inscrição para o curso completo de extensão tem um investimento de R$ 50,00 e deve ser feita pelo link: https://ielrs.blogspot.com/p/qorposanto.html

O evento do Programa de Extensão Ludopoéticas: Criação de Jogos Digitais, da Ufrgs, tem coordenação geral da professora Paula Mastroberti, do Instituto de Artes (IA) da universidade. Os três primeiros encontros serão realizados na sede do IEL (rua André Puente, 318) e o encerramento, na Unisinos Porto Alegre (avenida Nilo Peçanha, 1600).

A apresentação, no dia 7 de maio (terça), das 17h às 20h, contará com o professor Luís Augusto Fischer, do Instituto de Letras da Ufrgs, falando sobre a vida e obra de Qorpo Santo. Dia 6 de junho (quinta), das 18h30 às 21h30, haverá oficina de criação textual poético-narrativa, com o também professor Luciano Bedin da Costa, da Faculdade de Educação da Ufrgs, em conversa com a poesia de Qorpo Santo. Já em 4 de julho (quinta), Paula Mastroberti encabeçará oficina de criação artística para produção de conceitos gráfico-visuais de personagens, elementos e cenários. Dia 9 de agosto, haverá formação técnica com o professor João Ricardo de Bittencourt Menezes; finalmente, em 16 e 17 de agosto, terá vez “Game Jam ‘Qorpo Santo em jogo’”.

SERVIÇO:
Datas: 7 de maio | 6 de junho | 4 de julho | e 16 e 17 de agosto
Locais: IEL (rua André Puente, 318 – bairro Independência/Porto Alegre) e Unisinos Porto Alegre (avenida Nilo Peçanha, 1600)
Valor: R$ 50,00 (o valor total recolhido será revertido em despesas de alimentação das equipes, durante a game jam)
Informações: https://ielrs.blogspot.com/p/qorposanto.html ou pelos e-mails artesequenciais.ufrgs@gmail.com, joaorb@unisinos.br e rossanaqueiroz@unisinos.br

Botão Voltar ao topo