O projeto “Ciclos de Cinema”, que ocorre quinzenalmente na Casa das Artes (Avenida Primeiro de Março, Nº 59 – Centro), exibe nesta quarta-feira, dia 8, às 19h, o documentário de Eduardo Coutinho: Edifício Master.
O longa-metragem de 2002 conta as vivências dos moradores do prédio localizado em Copacabana, no Rio de Janeiro. Considerado um dos maiores documentaristas do país, Coutinho mostra em suas obras a rotina de pessoas normais com seus desejos e dramas.
Ciclos de Cinema
Com exibições gratuitas até o final de julho, o projeto “Ciclos de Cinema” apresenta à comunidade 12 produções cinematográficas produzidas no Brasil. Entre elas, filmes e documentários que estão fora do circuito de exibição tradicional.
O projeto “Ciclos de Cinema” teve sua mostra dividida entre dois ciclos: 01) Clássicos Nacionais, composto por seis obras clássicas do cinema brasileiro, dos anos 1950 aos 2000 – uma obra por década e o ciclo 02) Documentários Brasileiros, composto por seis documentários, escolhidos ou por sua relevância enquanto obra cinematográfica ou pela relevância do tema abordado.
Novo Hamburgo Polo Audiovisual
A iniciativa surge com a missão de desenvolver atividades que envolvam da formação ao estímulo, estabelecendo parcerias com o objetivo de possibilitar a inserção do município no circuito audiovisual, seja ele regional, nacional ou internacional. De acordo com a Secretaria Municipal da Cultura, o projeto visa a construção de uma política audiovisual para o município, com ações correlatas ao fomento, como atração de investimentos, apresentação do Polo a produtores.
Programação do Ciclos de Cinema:
MAIO
- 08/05: “Edifício Master” – EDUARDO COUTINHO | LIVRE | doc | 2002 | 110’ | RJ
- 22/05: “A hora da estrela” – SUZANA AMARAL | 14 anos | fic | 1985 | 96’ | SP
JUNHO
- 05/06: “Ônibus 174” – JOSÉ PADILHA | 14 anos | doc | 2002 | 118’ | RJ
- 19/06: “Um céu de estrelas” – TATA AMARAL | 16 anos | fic | 1997 | 78’ | SP
JULHO:
- 03/07: “O Rap do Pequeno Príncipe contra as almas sebosas” – MARCELO LUNA e PAULO CALDAS | 14 anos | doc | 2000 | 75’ | PE
- 17/07: “Estômago” – MARCOS JORGE | 16 anos | fic | 2007 | 113’ | PR
- 31/07: “O universo de Mojica Marins” – IVAN CARDOSO | 16 anos | doc | 1977 | 26’ | RJ
“Eh, Pagu, eh!” – IVO BRANCO | 14 anos | doc | 1982 | 15’ | SP
“Tim Maia” – FLÁVIO TAMBELLINI | 14 anos | doc | 1986 | 14’ | RJ
“Carmem Miranda” – JORGE ILELI | LIVRE | doc | 1969 | 18’ | RJ
SERVIÇO:
- Ciclos de Cinema
- Sessão: Edifício Master (2002)
- Data: 08 de maio (quarta-feira)
- Horário: 19h
- Local: Auditório Kinho Nazário (2º andar) – Casa das Artes de Novo Hamburgo
Programação gratuita e sem necessidade de retirada de ingressos (entrada sujeita à lotação do espaço). A sessão desta semana tem classificação etária de 10 anos.