NegóciosSerra Gaúcha

Caxias do Sul lança 6ª edição do programa Arte de Empreender

Parceria com Semtur, Smosp e Smapa visa implementar novas iniciativas nos próximos dois anos

A Prefeitura de Caxias do Sul realizou, nesta terça-feira (07/05), o lançamento da 6ª edição do programa Arte de Empreender. As atividades são organizadas pela Secretaria Municipal do Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Emprego (Sdete) em parceria com diversas entidades, como Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Sindicato Rural de Caxias do Sul, subprefeituras, lideranças comunitárias e outras unidades do Município.

O programa Arte de Empreender tem como objetivo proporcionar à comunidade jovem e adulta dos seis distritos e quatro regiões administrativas de Caxias do Sul oficinas de empreendedorismo, cursos de capacitação profissional, palestras, ensino da formação profissional rural e promoção social da atividade rural dos trabalhadores e suas famílias.

programa Arte de Empreender 2 - Caxias do Sul lança 6ª edição do programa Arte de EmpreenderPara 2019, o programa conta com algumas novidades, como a implementação e a gestão de políticas públicas municipais voltadas ao trabalho, emprego, desenvolvimento sustentável da indústria e do comércio, da prestação de serviços, da ciência e tecnologia. Por isso, as secretarias municipais do Turismo (Semtur), Obras e Serviços Públicos (Smosp) e Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Smapa) foram agrupadas ao projeto, a fim de ajudar as comunidades do interior a investirem no turismo rural e na capacitação técnica. Essas unidades poderão auxiliar na articulação e mobilização dos produtores, junto às melhorias que a prefeitura vem fazendo nessas áreas, como pavimentações de estradas para escoamento da produção.

“Para nós esta solenidade simboliza uma nova etapa neste importante programa que é o Arte de Empreender. Com uma articulação eficiente junto a diversas secretarias municipais e entidades como o Senar e o Sindicato Rural, levaremos um projeto consistente de capacitação para a população da zona rural, com um planejamento para os anos de 2019 e 2020. Além disso essas oficinas convergem com diversas políticas públicas elaboradas pelas secretarias envolvidas para a capacitação técnica dos agricultores e expansão do turismo rural, visando agregar valor aos produtos típicos da região e a necessária permanência do jovem no campo”, resumiu Emílio Andreazza, titular da Sdete.

Já Nilson Finger, supervisor regional da Serra do Senar, enfatizou uma modificação importante no projeto. “Nesta edição estamos mais voltados para a área técnica e de produção. Foi uma combinação com a Smapa, Semtur e Sdete de acordo com levantamentos feitos pelas secretarias sobre as necessidades das comunidades. Firmamos um termo de cooperação por dois anos para atender 18 localidades de Caxias do Sul. Começaremos com quatro e depois ampliaremos o alcance a todos que necessitam das capacitações”, explicou. Os primeiros a receberem o projeto serão Vila Cristina, Vila Oliva, Criúva e Forqueta.

programa Arte de Empreender 3 - Caxias do Sul lança 6ª edição do programa Arte de Empreender

Marta Elisa Witt Bratz, 51 anos, representante da comunidade de Barros Pimentel, em Vila Cristina, enalteceu a grandiosidade do projeto. “Sou voluntária pela primeira vez. É uma iniciativa muito importante para o interior. Eu conheço bastante as pessoas, os agricultores, e esses cursos e oficinas vão ajudar a manter os jovens no campo, movimentar mais a economia e escoar de maneira correta a produção”, analisou. Assim como ela, outros voluntários da comunidade também terão esse papel de mobilizar os moradores para participar das ações da prefeitura.

A solenidade também marcou a instituição da Semana Municipal do projeto Arte de Empreender, que deverá ocorrer sempre na primeira semana de maio. A lei nº 8.282 contará com atividades promovidas pelo Poder Executivo em 2019 e 2020.

Etiquetas

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios