Porto Alegre

Porto Alegre e Israel assinam termo de cooperação

O prefeito de Porto Alegre Nelson Marchezan Júnior e o cônsul geral de Israel, Dori Goren, assinaram hoje (30), no Consulado Geral de Israel, em São Paulo, a Declaração de Cooperação entre o Município de Porto Alegre e o Consulado Geral de Israel. A parceria com a Autoridade de Inovação de Israel prevê um intercâmbio de startups com benefício mútuo. O objetivo é atrair empresas israelenses interessadas em se conectar com as brasileiras e desenvolver soluções em tecnologia relacionadas às áreas da saúde, segurança pública, sustentabilidade, mobilidade e smart cities para a Capital.

A aproximação entre a prefeitura e Israel se intensificou durante uma viagem executiva do prefeito ao Oriente Médio em fevereiro de 2018, quando foi discutida a possibilidade da associação entre o município e a agência. A Autoridade de Inovação de Israel é uma agência de promoção das capacidades tecnológicas, de inovação e de internacionalização de empresas e startups israelenses.

O acordo tem como base o Memorando de Entendimento assinado em 2007 entre o governo brasileiro e o governo do Estado de Israel, que estabelece a Cooperação Bilateral em Pesquisa e Desenvolvimento Industrial no Setor Privado.

O momento não poderia ser mais adequado para esta cooperação, já que Porto Alegre está em pleno desenvolvimento do chamado “Pacto Alegre”, um inédito acordo entre instituições de ensino, governo, iniciativa privada e sociedade civil para estimular o empreendedorismo colaborativo na cidade.
Nesta sexta-feira, 31, ocorre a segunda reunião da Mesa do Pacto Alegre, no Campus Unisinos. No encontro, que contará com a presença do consultor espanhol Josep Piqué, será definida a agenda dos projetos do Pacto Alegre.

Desde o lançamento oficial, em 26 de março, representantes das mais de 80 entidades que integram a Mesa e a sociedade civil têm se mobilizado na discussão e seleção de projetos dos seis macrodesafios: Talentos, Transformação Urbana, Ambiente de Negócios, Imagem da Cidade Inovadora, Qualidade de Vida e Modernização da Administração Pública. O Pacto Alegre é resultado de uma parceria entre Prefeitura de Porto Alegre e Aliança para Inovação, que envolve UFRGS, PUCRS e Unisinos.

Botão Voltar ao topo