DestaqueSerra Gaúcha

Mais um fim de semana de Vinho Encanado em Bento Gonçalves

Se o vinho jorra em cascatas reais, como preconiza o hino de Bento Gonçalves entoado no início da cerimônia de reinauguração do vinho encanado, ele também corre por dutos – e enche as taças não só da bebida, mas também de alegria. A volta da atração que deu fama à Festa Nacional do Vinho (Fenavinho), sábado (1º), foi tratada como histórica pelo prefeito Guilherme Pasin: “nos reunimos aqui hoje, no marco zero da cidade, para respirar o que realmente nós somos”, disse, em referência à essência vitivinícola que projetou a cidade economicamente a partir do trabalho dos imigrantes italianos.

O vinho encanado, em plena Via del Vino, se constitui na primeira atração da 16ª Fenavinho, que volta ao calendário de eventos após um período de oito anos. “Ele é a alma da festa”, resumiu Diego Bertolini, coordenador do comitê responsável pela Fenavinho, que chega à sua 16ª edição, entre 13 e 23 de junho, juntamente com a ExpoBento, no Parque de Eventos.

Ambas, festa e feira, são promoções do Centro da Indústria, Comércio e Serviços de Bento Gonçalves (CIC-BG). Em seu discurso, o presidente da entidade, Elton Paulo Gialdi, lembrou que a retomada da festa surgiu pelo empenho do CIC-BG e pelo apoio recebido do poder público, num verdadeiro trabalho coletivo. “Muitos parceiros estiveram nesta empreitada para devolver a Bento Gonçalves uma parte importante de seu patrimônio histórico-cultural e turístico. Desta vez, sob os cuidados e zelo de nossa entidade, dando a chancela que doravante se tenha continuidade e consolidação dessa magnífica festa”, comentou Gialdi.

casa del vinho - Mais um fim de semana de Vinho Encanado em Bento Gonçalves

Casa del Vino é rebatizada com nome do primeiro presidente da Fenavinho

Outro momento emocionante do dia foi a homenagem ao primeiro presidente da Fenavinho, Moysés Michelon. A partir de agora, a Casa del Vino, onde fica o vinho encanado, chama-se oficialmente “Casa del Vino Moysés Michelon”.

Presente na cerimônia, a filha de Moysés, Elaine Michelon, disse que a homenagem é um reconhecimento ao trabalho de seu pai e também eterniza o nome dele na casa que guarda uma grande ligação com a Fenavinho. “Ele sempre defendeu os valores do nosso povo, de quem trabalhou para fazer Bento Gonçalves. E vejo hoje, aqui, essa mesma valorização de quem está fazendo a Fenavinho, que transformou a cidade, contribuindo com sua pujança”, disse Elaine.

Vinho encanado surpreende pelo sucesso no primeiro fim de semana

Reinaugurado festivamente no sábado (1) como um evento pré-Fenavinho, o icônico Vinho Encanado, sistema que ajudou a dar fama à festa, foi um sucesso junto ao público. A previsão inicial de comercializar 16 mil taças de vinho e de suco foi ultrapassada ainda no domingo (segundo dia da programação), com exatas 16.824 unidades, superando os 2,4 mil litros de vinho tinto, vinho branco e suco consumidos pela comunidade. Quem quiser conferir de perto essa festa comunitária ao ar livre ainda pode aproveitar as atrações do segundo fim de semana do Vinho Encanado, com atividades nos dias 8 e 9 de junho (veja abaixo).

Programação do Vinho Encanado

Dia 8 de junho

  • 11h: Teatro ‘Abre a boca e fecha os olhos’
  • 14h: Banda Duo del Vino
  • 15h: Coral da Fundação Casa das Artes
  • 17h: Banda Trebbiano

Dia 9 de junho

  • 11h: Coral Imigrante
  • 14h: Banda Cavatappi
  • 15h: Daniel Lima e Janete
  • 17h: Zo Garrafon

Serviço:

  • O que: Vinho Encanado
  • Quando: dias 08 e 09 de junho
  • Onde: Via Del Vino, centro de Bento Gonçalves
  • Quanto: a taça oficial pode ser adquirida por R$ 10, com direito a uma dose de vinho ou suco. Doses individuais (em taças plásticas ou reposição) custam R$ 5,00
  • Informações pelo fone do CIC-BG (54) 2105.1999 ou pelo site www.fenavinho.com.br
Etiquetas

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios