CASANEWS

Estilo rústico marca presença na casa Lite

Em uma rotina tão acelerada, em que o concreto e cinza imperam, ter um lar que funciona como refúgio torna-se essencial. Foi pensando nisso que o arquiteto Duda Porto projetou a casa Lite para a 33ª edição da CASACOR São Paulo, indo de acordo com um estilo mais rústico, de cabana.

Protagonista do projeto, a madeira merece um cuidado especial para se manter sempre em bom estado. A limpeza adequada é imprescindível, aliada com cuidados como não deixar os ambientes úmidos ou com muita exposição ao sol, evitando assim o aparecimento de cupins. Se impermeabilizada, pode se estender para as áreas molhadas, como banheiro ou cozinha. Texturas diferenciadas acrescentam no projeto – como o painel ripado que apoia a televisão, por exemplo, ou o piso mais liso e claro, com veios pouco marcados.Tendência no décor, o estilo rústico se vale do aconchego que os materiais naturais podem trazer, evocando uma atmosfera bucólica e tranquila para os lares, que funcionam como uma fuga da rotina estressante das grandes cidades. Na casa Lite, isso se reflete em uma estrutura metálica toda revestida de madeira. Tanto no interior quanto na fachada, ela conta com parede de pedra bruta miracema, que é aquecida pelo forro de cumaru e piso de carvalho natural. As poucas divisórias também são de material natural, trazendo o freijó.

A pedra bruta, por sua vez, se estende pela casa, chegando até mesmo ao quarto. Longe de deixá-lo frio, ela compõe com perfeição com os outros elementos, alcançando um equilíbrio. Nesse caso, apostar em uma boa cabeceira fez a diferença, e um quadro com tons mais vivos traz contraste à parede.

Com formas puras, limpas, a Lite se baseia nas linhas essenciais da arquitetura. O projeto compreende 120 m² de área interna e 70 m² de externa, resultando numa morada toda integrada, onde a disposição do mobiliário cuida de delimitar as funções da casa. Seguindo a mesma proposta rústica, eles se aproximam de materiais naturais como a madeira, couro e mármore. Algumas peças e estofados contemporâneos garantem um décor equilibrado e cheio de personalidade, com designers nacionais renomados como Jader Almeira, Sergio Rodrigues e Jorge Zalszupin. Para compor bem, uma dica é optar por tons neutros ou terrosos, intensificando ainda mais a sensação de natureza, e dispor pontos de contraste, com o vidro, alumínio e cores mais claras – como visto no living de Duda Porto.

 

Botão Voltar ao topo