Porto Alegre

Casa de Cultura Mario Quintana abre até a meia-noite dia 6 de julho

Como todo primeiro sábado do mês, o dia 6 de julho será de festa na Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ). O projeto Casa Expandida terá shows de Gelson Oliveira e Dona Conceição, além de som mecânico da DJ Jade Primavera e o Cara da Sunga como mestre de cerimônias. Tudo a partir das 19h, na Travessa dos Cataventos, que também recebe beer e food trucks. Os espaços da CCMQ permanecerão abertos até à meia-noite, com cultura tomando conta da noite do Centro Histórico. A entrada é franca.

Durante o evento, o Museu de Arte Contemporânea do RS (MAC-RS) realiza a “Experiência Redoma” – uma sequência de eventos-vivos que ocorrerão na Cúpula da Casa, que terá a ação artística “Sudário”, do artista paulista Allann Seabra, explorando a intersecção entre a música, a pintura e a performance, criando diante do público grandes telas executadas através da ação do seu próprio corpo. No Casa Expandida também acontecerá a apresentação de “Travessia”, uma performance que faz parte de um dos procedimentos de composição desenvolvidos no curso “Dramaturgia do Espaço – Laboratório de Composição Cênica”, que ocupa diferentes espaços da CCMQ.

As atrações

Gelson Oliveira

Gelson apresentará um show especial, festejando seus 40 anos de carreira. No repertório, suas obras mais relevantes, gravadas em seus álbuns, além de criações feitas para cinema, televisão, teatro e dança como: Papagaio Pandorga, Salve-se Quem Souber e Pimenta (Gravada com Gilberto Gil, no álbum Imagem das Pedras.

Dona Conceição

Dona Conceição, é um artista que resiste e denuncia o racismo e o genocídio da juventude negra através da arte. É cantor, percussionista, compositor, poeta, cineasta, ator e performer.

Jade Primavera

Jade atua na área há 10 anos; começou em festas clássicas e formadoras como a No Hay Banda e a Lust for Life. É DJ residente no Bar Ocidente, discotecando em festas como a Goodbye Lenin, Fantaspoa Toda La Noche e “Fun!”.

Travessia

Travessia é uma performance que faz parte de um dos procedimentos de Composição desenvolvidos no Curso “Dramaturgia do Espaço – Laboratório de Composição Cênica”, coordenado por Adriano Basegio. Em um primeiro momento o público é convidado a circular pela Casa e se deparar com seres, personagens, figuras e imagens que estarão ocupando os corredores e pontos específicos do local. Numa segunda etapa os espectadores são conduzidos para uma performance coletiva na Travessa dos Cataventos, onde a arquitetura do espaço é explorada promovendo uma dramaturgia plena de imagens e formações em grupo.

Experiência Redoma

“Experiência Redoma” é uma sequência de eventos-vivos que ocorrerão na Cúpula da CCMQ durante as edições do Casa Expandida em 2019. Nesta edição, apresentará a ação artística “Sudário”, do artista paulista Allann Seabra, na cúpula do Jardim Lutzenberger, no 5º andar da CCMQ, que explora a intersecção entre a música, a pintura e a performance, criando diante do público grandes telas executadas através da ação do seu próprio corpo.

PROGRAMAÇÃO

  • 19h – Discotecagem Jade Primavera
  • 19h – “Travessia” – exercício de composição cênica
  • 19h – “Sudário” – de Allann Seabra
  • 21h – Gelson Oliveira
  • 22h – Dona Conceição

SERVIÇO

Casa Expandida

  • Quando: 1 de junho | Sábado
  • Horário: das 19h à meia-noite
  • Local: Casa de Cultura Mario Quintana (Rua dos Andradas, 736 – Centro Histórico / Porto Alegre)
  • Entrada franca
Botão Voltar ao topo