CASANEWS

Conceito de apartamento com ares de casa

O conceito desse apartamento de 140 m² já estava definido desde o briefing do projeto: ser um lar onde os netos do casal de aposentados pudessem curtir juntos com a família, além de ser confortável para receber toda a família. “Seria a primeira vez que os proprietários morariam em um apartamento”, afirma a designer de interiores Daiane Antinolfi, do escritório Daiane Antinolfi Arquitetura e Interiores. Esse preceito norteou o resultado: uma morada fluída e integrada para a família aproveitar todos os momentos juntos.

A escolha do imóvel foi baseada na possibilidade de estar mais perto dos filhos e netos, além da mobilidade de ir às compras a pé e utilizar menos o carro. Com localização em Santo André, região do grande ABC, o apartamento faz parte de um condomínio clube, que conta com a praticidade de academia, quadra e piscina. Em porcelanato, o piso que imita o mármore cinza deixou o ambiente leve e prático para a limpeza. Os tons de madeira, cinza e branco foram a base de toda a decoração do projeto – uma paleta neutra que permite transmitir diferentes sensações de acordo com a proposta de cada espaço. No estar, home theater e jantar integrados, tecidos nobres, texturas diferentes e quadros trouxeram sofisticação sob medida para a residência dos moradores. Na sala de jantar, o destaque ficou para a parede de revestimento cimentício. Além disso, a mesa redonda foi a opção perfeita para promover a interação da família, além de cooperar para uma melhor circulação.

As salas de estar e TV receberam um revestimento cinza que esconde a porta de acesso à cozinha. O painel de TV é de madeira, agregando aconchego ao espaço para as sessões de filmes. Foi definido o sofá no formato de ‘L’ para oferecer mais lugares a todos os familiares. “Para criar duas opções adicionais de assentos selecionamos dois pufes redondos e decorativos”, conta a designer de interiores.

Acima do sofá, o nicho de madeira abriga itens de decoração e a parte ripada, próximo ao teto esconde o ar-condicionado. Uma solução que contribuiu na questão de integrar, mas permanecer com a identidade de cada cômodo, foi a aplicação da mesma cor de tinta das paredes na parte mais alta do forro. Os rebaixos contribuíram para que as delimitações ficassem mais evidentes.

Separados apenas por portas corrediças de vidro, o living se uniu à varanda para aumentar a área social e lazer do apartamento. Assim os moradores podem transitar e aproveitar os ambientes e receber a família e amigos com maior conforto – principalmente aos finais de semana. O frontão da área gourmet foi revestido com ladrilho hidráulico, constituindo um mix geométrico entre branco e vermelho, garantia de descontração e um décor contemporâneo.

Com a moradora apaixonada por livros, Daiane também incluiu um cantinho especial para a leitura de suas obras favoritas. Um espaço do terraço foi preparado com uma grande poltrona e plantas que trouxeram vida e essência natural.

O projeto conta com três quartos: um do casal e os demais para netos e filhos, que também faz às vezes de dormitório para hóspedes. O ambiente dedicado aos netos foi pensado a partir da visão dos meninos e com apenas uma condição dos avós: mesmo sendo para a garotada, o décor não deveria ser tão colorido. A bicama encostada na parede foi a melhor opção, já que almofadas cumprem a função de encosto para os meninos jogarem videogame e assistirem seus filmes e séries.

Pensando em atmosfera jovem, a colcha em jeans e o tapete geométrico em branco e preto foram algumas das escolhas de Daiane.O quarto de visitas tem mais de uma função: receber a filha mais nova que gosta de passar alguns dias com os pais. A composição com cores delicadas, como o rosé, predominam no ambiente.“Tudo foi pensando para deixar o ambiente convidativo e sutil”, comenta.

Na cozinha, o cinza proporcionou uma dose extra de versatilidade e sofisticação. A marcenaria sob medida permitiu que todos os eletrodomésticos fossem embutidos, resultando em uma cozinha bastante prática. A copa é destaque com o revestimento de estampa chevron, além de contar com uma TV – escolha ideal para que o casal possa, por exemplo, tomar o café da manhã e acompanhar as primeiras notícias do dia. Outro charme ficou por conta do vermelho presente nas cadeiras e prateleira. Na suíte principal, a missão foi projetar armários com muito espaço e circulação confortável com a cama é king size. O layout foi modificado para aproveitar cada cantinho, como a lateral do armário, que recebeu um espelho e criado-mudo.

Botão Voltar ao topo