Porto AlegreSaúde

Assinatura de convênio para Centro de Medicina Fetal da Santa Casa

Saúde antes do nascimento

Nesta sexta-feira, 19 de julho, a Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre e a Fundação Medicina Fetal Barcelona assinam, em Porto Alegre, um convênio para a criação do Instituto de Medicina Fetal Santa Casa. Para a ocasião, estarão presentes o Dr. Eduard Gratacós, médico chefe do serviço de medicina fetal e cirurgia fetal dos hospitais Clinic e San Joan de Deu e professor da Universidade de Barcelona, e o Sr. Luis Enciso Soto, Diretor da Fundação Medicina Fetal Barcelona.

O convênio prevê a transferência de um grande know-how pela fundação catalã, referência mundial em medicina e cirurgia fetal.

Com um vasto currículo como médico, professor e também editor de conceituadas publicações científicas, Gratacós participou do desenvolvimento de técnicas inovadoras na medicina fetal e contabiliza mais de 1800 cirurgias.

Para o médico catalão, a saúde começa antes mesmo do nascimento: “a forma como nosso cérebro e coração trabalharão durante nossas vidas é amplamente influenciada pelas condições de vida no útero de nossa mãe. Complicações na gravidez, como parto prematuro ou restrição do crescimento fetal, podem afetar até uma em dez gestações, e esses fetos e futuras crianças estarão mais propensos a sofrer problemas de desenvolvimento neurológico e outros problemas de saúde. Assim, estamos procurando maneiras de reduzir o impacto dessas complicações na gravidez”.

Antes da assinatura do acordo, o Dr. Gratacós fará uma palestra dirigida ao corpo clínico e convidados da Santa Casa.

SERVIÇO
Data: 19/07/19
Horário: 11h00min
Local: Anfiteatro Hugo Gerdau

Botão Voltar ao topo