Porto Alegre

Homenagem a Mario Quintana na Casa de Cultura

O dia 30 de julho é sempre de festa na Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ). Neste dia, no ano de 1906, nascia, em Alegrete, o poeta que dá nome ao espaço multicultural, localizado no Centro Histórico, em Porto Alegre. Uma série de atividades irão celebrar a data na Casa: tem a exposição fotográfica “25 quadros de ausência” de Dulce Helfer; a Biblioteca Infantil Lucília Minssen realiza o “Sarauzinho poético”, em parceria com o Centro de Desenvolvimento da Expressão (CDE), com chá, poemas e exposição de desenhos; a Biblioteca Erico Verissimo monta um espaço com as publicações e imagens do poeta; e a Associação dos Amigos da CCMQ (AACCMQ) irá enfeitar o prédio com dois banners gigantes homenageando Mario Quintana.

Fotógrafa e amiga de Mario Quintana, Dulce Helfer selecionou 25 imagens que entendeu mais interessantes e expressivas do seu vasto acervo. “O Mario ainda está muito presente em minha vida, estou sempre falando e pensando nele”, diz Dulce, garantido que a falta está na presença física, já que a espiritual está sempre por perto. A mostra tem abertura às 18h, no Hall do Jardim Lutzenberger, e fica aberta ao público até 30 de agosto.

O “Sarauzinho poético” acontece entre 14h30 e 17h, no Espaço Expositivo Sapato Florido e no Hall da Biblioteca Infantil Lucília Minssen. Durante toda a tarde estarão expostos os trabalhos desenvolvidos pelos alunos do CDE, que se farão presentes no evento com roupas de época. Conduzidos por “Dona Lili”, a criançada vai participar do Sarauzinho recitando versos ou poemas de Mario Quintana. Para o “Parabéns a você” a festa conta com a colaboração dos participantes, que estão convidados a trazer quitutes para o chá de aniversário.

Entrando no clima da festa, a Biblioteca Érico Veríssimo irá preparar um espaço com imagens e livros de Quintana. Entre os títulos à disposição dos associados, estão “Rua dos cataventos”, “Canções” e “Sapato Florido”, de poemas, os infantis “Pé de pilão”, Sapo amarelo” e “Lili inventa o mundo”; além de publicações estrangeiras.

A partir do dia 30, a CCMQ estará enfeitada com dois banners gigantes, para lembrar o aniversário do poeta. A AACCMQ homenageia Mario Quintana com imagens e poemas que estão marcados na memória de todos os admiradores.

Abertura exposição “25 quadros de ausência” – de Dulce Helfer
Quando: 30 de julho | terça-feira
Horário: 18h
Local: Hall Jardim Lutzenberger – 5º da CCMQ (Rua dos Andradas, 736 – Centro Histórico /Porto Alegre)
Visitação: até 30 de agosto | de terça a sexta, das 9h às 21h; e sábados, domingos e feriados, das 12h às 21h
Entrada Franca

Sarauzinho poético
Quando: 30 de julho | terça-feira
Horário: das 14h30 às 17h
Local: Espaço Expositivo Sapato Florido e Hall da Biblioteca Infantil Lucília Minssen | 5º da CCMQ (Rua dos Andradas, 736 – Centro Histórico /Porto Alegre)
Entrada Franca – e todos estão convidados a trazer quitutes para compartilhar no “Parabéns a vocês”, às 17h

Espaço Mario Quintana na Biblioteca Erico Verissimo
Quando: 30 de julho | terça-feira
Horário: das 9 às 18h
Local: Biblioteca Erico Verissimo | 3º da CCMQ (Rua dos Andradas, 736 – Centro Histórico /Porto Alegre)
Entrada Franca

Botão Voltar ao topo