CASANEWS

Jatobá Pastilhas apresenta Coleção Quintas em estilo português

A Coleção Quintas da Jatobá Pastilhas, inspirada na azulejaria portuguesa, e seus elementos orientais da época das colonizações, é composta pelos clássicos arabescos azuis no fundo branco. Por meio da técnica do decalque são criados vários desenhos em placas sortidas. E, além do movimento criado pela estampa azulejo, as imagens também podem ser figurativas, com gravuras geralmente voltadas para a cultura lusitana.

Para se chegar a esse resultado, o processo de decalque – em folha especial impressa com os desenhos da coleção – acontece em cima de uma pastilha branca já pronta, que passa, então, por prensagem, esmaltação e queima. Em seguida, ocorre uma segunda queima, processo no qual a tinta das folhas aplicadas nas pastilhas brancas é transferida ao esmalte branco, já seco.

Tecnicamente falando, a Coleção Quintas conta com as mesmas características da pastilha de porcelana esmaltada e, portanto, deve ser aplicada com argamassa padrão ACIII flexível e rejunte cimentício ou acrílico. É indicada para paredes dos mais variados ambientes, que pode compreender de um grande espaço até um detalhe do revestimento, e oferecida no formato 5 cm x 5 cm.

Os azulejos portugueses se tornaram referência para a expressão artística daquele país desde 1498, sendo considerados mais do que um simples elemento decorativo, mas algo que espelhava os ideais de um povo e sua solidariedade ao intercâmbio cultural. Por conta da colonização portuguesa no Brasil, muitos desses revestimentos foram chegando por aqui para compor obras que até hoje fazem parte de inúmeros cenários e ajudam a contar essa história.

Botão Voltar ao topo