NotíciasRio Grande do SulVariedades

Semma vai vacinar mais de 800 cães em Caxias do Sul

Ação imunizará todos os animais do Canil Municipal contra diversos vírus

O Departamento de Proteção e Bem-Estar Animal da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semma) deu início ao período de vacinação dos animais do Canil Municipal. A ação está ocorrendo desde a manhã desta quarta-feira (07/08) e deve seguir ao longo da semana, com previsão de conclusão nesta sexta (09/08). No total, 850 cães serão imunizados, com exceção dos que estão doentes ou em tratamento, além de 56 gatos.

As vacinas protegem contra oito vírus e mais duas cepas de leptospirose. O objetivo da vacinação é manter sob controle doenças infectocontagiosas possíveis entre os animais e também dos animais para os humanos. Essa imunização protege os bichos contra vírus como cinomose, parvovirose e coronavirose, entre outros que transmitem doenças respiratórias como influenza e o adenovírus. Também protege contra a hepatite canina.

“A vacinação anual é essencial para manutenção da saúde e para o controle de doenças dentro do animal e do Canil Municipal. Temos que mantê-los vacinados para evitar surtos e óbitos. A vacina tem validade de um ano, então tem que ser feita anualmente. Nós vacinamos todos os animais que entram no canil e, uma vez por ano, todos os que já estão aqui, como estamos fazendo essa semana”, detalha a veterinária do Canil Municipal, Ana Caroline Rossi.
Quando filhotes, os cães e gatos precisam receber três doses dessa vacina e, depois de um ano, eles são imunizados novamente com uma única dose. Os filhotes possuem um esquema de vacinação diferente porque necessitam de cuidados especiais.

Todos os animais do Canil são microchipados, o que permite acessar o prontuário e saber quais vacinas foram aplicadas. Assim, quando o bicho for adotado, os tutores terão conhecimento sobre os cuidados que já foram tomados.

Botão Voltar ao topo