Rio Grande do Sul

Lixo é removido na Vila Pedreira, em Esteio

Cerca de 32 toneladas de lixo e entulho foram retirados das margens da BR-116 na manhã desta quarta-feira (14) em uma ação da Secretaria Municipal de Obras e Serviços. A limpeza foi realizada no sentido Porto Alegre/Serra, na altura da Vila Pedreira. O material foi encaminhado para o aterro sanitário de Gravataí e, de acordo com o diretor de Serviços Urbanos, Luiz Henrique Souto, vai gerar um custo de cerca de R$ 3,2 mil para o Município. Para realizar o trabalho, que é feito, pelo menos, uma vez por mês, foi bloqueada a pista direita da rodovia num trecho de cerca de 250 metros.

Descartar resíduos em áreas públicas ou terrenos baldios particulares é crime e pode gerar multa. No caso de flagrantes de pessoas depositando material em área irregular, a denúncia pode ser feita para a Patrulha Integrada de Proteção Ambiental (Pipa) pelo DisquEsteio (0800-541-0400) ou pelo telefone da Guarda Municipal (153).

Ecopontos e Ecolegais
Restos de obras, madeiras, podas de árvores, móveis velhos, plástico e vidros, entre outros, materiais, podem ser descartados, de graça, nos dois ecopontos de Esteio. Localizado na Rua da Paz, próximo ao Cemitério 2 de Novembro, o Ecoponto do Bairro Olímpica é aberto de segunda a sábado, das 8h às 11h30 e das 13h às 17h. No Novo Esteio, o serviço fica na Rua Monteiro Lobato, próximo à esquina com a Av. Rio Branco, e os descartes podem ser feitos de segunda-feira a sábado, das 8h15 às 11h e das 13h às 18h45.

Além disso, há ainda os 10 Ecolegais, contêineres com capacidade de 7 m³ colocados nos bairros Santo Inácio, Tamandaré, São Sebastião, São José, Olímpica e Primavera (veja abaixo), abertos 24 horas por dia.

Mas nem tudo pode ser despejado nestes locais, assim como há um limite de materiais descartados também. Nenhum dos locais deve ser utilizado para despejo de lixo doméstico, o qual é recolhido pelos caminhões tanto da coleta normal, quanto da coleta seletiva. Animais mortos também não podem ser jogados nesses espaços.

Somente pessoas físicas podem utilizar os serviços, restrito a 1 m³ por pessoa por mês (para comparação, é o volume equivalente a uma caixa d’água de 1 mil litros). No caso de empresas, de materiais que não são aceitos no Ecoponto ou no Ecolegal, ou para medidas maiores a 1 m³, será necessário fazer o descarte adequado de seus resíduos através de outros meios, contratando serviços particulares com, por exemplo, tele-entulho.

Ecopontos
Bairro Olímpica
Onde: Rua da Paz, próximo ao Cemitério 2 de Novembro
Atendimento: De segunda a sábado, das 8h às 11h30 e das 13h às 17h
O que pode ser descartado: Resíduos de construção civil, podas de árvores (galhos), madeiras, móveis velhos, bateria de celular, pilhas em geral, óleo de cozinha usado e recicláveis (metais, vidros, plásticos, papéis e eletrônicos, entre outros)

Novo Esteio
Onde: Rua Monteiro Lobato, próximo à esquina com a Av. Rio Branco
Atendimento: De segunda-feira a sábado, das 8h15 às 11h e das 13h às 18h45
O que pode ser descartado: Resíduos de construção civil, podas de árvores (galhos) e madeiras

Ecolegais
* Canteiro central da Avenida João Frainer, em frente ao número 1131 (próximo à esquina com a Avenida Garcia Lorca) – Santo Inácio
* Rua David Canabarro (na esquina com a Rua Alvício Nienow) – São José
* Rua Santa Rita de Cássia (na bifurcação com a Rua Luiz Pasteur) – Bairro Tamandaré
* Rua Bento Gonçalves, ao lado da Transportadora Gabiju – São Sebastião
* Rua Bento Gonçalves, 1138 – São Sebastião
* Rua dos Lírios (rotula) – Loteamento Por do Sol / São Sebastião
* Rua Lourenço Rabaioli (campo) – São José
* Rua São Borja (final da rua) – São José
* Canteiro central da Avenida João Frainer, 103 – Olímpica
* Rua Dalva de Oliveira, S/Nº – Parque Primavera

Botão Voltar ao topo