Valtra apresenta plantadora Momentum na Expointer
A Valtra vai exibir na Expointer 2019, acontece em Esteio de 24 de agosto a 1 de setembro, um dos maiores destaques da marca no circuito de feiras agrícolas de 2019 – a plantadora Momentum. Dobrável, ela fica com apenas 3,6 metros de largura quando fechada, o que facilita o transporte fora de estradas.
A Momentum conta com apenas um ponto de lubrificação em toda a plantadora, sendo que todas as demais buchas da máquina são “Infinity”, de alta resistência e autolubrificantes. Além disso, o equipamento possui tecnologia 100% Precision Planting®, com dosador de sementes Vset2, sistema de controle de linhas vDrive e monitor 2020 Seedsense Geração 3. A Momentum está disponível nas versões de 24, 30 e 40 linhas no espaçamento de 45cm. A caixa de sementes também é uma das maiores do mercado, com capacidade para 5.130 litros de sementes.
A tecnologia Precision Planting® se integra com o sistema de telemetria dos equipamentos Valtra. O monitor 20/20 Geração 3 permite que o agricultor faça o monitoramento de dados da Momentum em tempo real, acompanhando informações linha a linha, como população, singulação, mapas de plantio e controle de cada uma das linhas. Isso habilita o produtor a tomar as melhores decisões em tempo real durante a atividade do plantio. Além disso, o monitor 20/20 Geração 3 foi desenvolvido desde o início para ser totalmente integrado com o software FieldView. Isso permite que a Momentum faça uso de taxa variável de sementes com a integração dos componentes: 20/20 Ger3, vDrive e FieldView.
A Momentum oferece ao agricultor a chance de aproveitar melhor as janelas de plantio, cada vez mais curtas. Mais indicada para grandes propriedades, pode ser transportada em caminhões prancha apenas com a remoção de dois rodados e duas linhas do suporte central, ficando com apenas 3 metros de largura, o que exclui a necessidade do uso de batedores.
Outros destaques da Momentum são o subchassi Smart Frame, que traz o novo sistema de autonivelamento independente das três seções de linhas de plantio, fazendo com que a máquina mantenha todas as linhas em contato com o solo e depositando sementes na profundidade correta, mesmo em bases largas e curvas de nível.
O rodado duplo em tandem diminui a compactação do solo e os esforços aplicados ao chassi durante o transporte entre uma lavoura e outra. As larguras de trabalho são de 10,2m, 13,5m e 18m, nas versões de 24, 30 e 40 linhas, respectivamente. O índice de singulação (percentual de sementes falhas e duplas) da nova plantadora chega a 99,6% no milho, mesmo em velocidades superiores a 10 km/h de plantio.