Porto Alegre

Brechocão comemora a Semana Farroupilha em Porto Alegre

Em comemoração à Semana Farroupilha, o Brechocão terá, além da edição prevista em calendário, no próximo domingo, 8, uma extra no seguinte, 15. O evento, promovido pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente e da Sustentabilidade (Smams) de Porto Alegre, ocorre das 9h às 16h, em seu espaço tradicional no Parque Farroupilha, entre o parquinho e o Auditório Araújo Vianna. “É uma forma de enaltecer uma data especial para os gaúchos, valorizando o trabalho abnegado dos protetores em favor do bem-estar animal”, reconhece o gestor da Diretoria Geral de Direitos Animais (DGDA), Bruno Wagner.

Em 30 boxes, estarão disponíveis artigos de vestuário masculino e feminino, acessórios de beleza, além de bijuterias, bolsas, carteiras, utensílios domésticos e eletrônicos. Os recursos obtidos com as vendas auxiliam nas despesas de alimentação, albergagem e atendimento clínico veterinário de animais em situação de rua ou de comunidades carentes no município.

Doações – Os participantes, protetores independentes e entidades, também aceitam doações para as futuras feiras, que podem ser feitas no próprio local, desde artigos de brechó e ração e utensílios utilizados no trato com os animais, como potes, cobertas, medicamentos, jornais e papelão.

Cadastro – O Cadastro de Protetores e Entidades Protetoras de Animais da Prefeitura de Porto Alegre tem validade até janeiro de 2020 e se divide nas modalidades de atendimento clínico veterinário na Unidade de Saúde Animal Victória (Usav), e participação no evento Brechocão, realizado a cada segundo domingo do mês, ou em datas especiais.

Feiras de adoção – Aos domingos, também é comum a oferta de cães e gatos para adoção no Parque Farroupilha. O gestor da Unidade de Fiscalização Ambiental da Smams, Luciano Pandolfo, alerta que os interessados em adotar devem conferir se estas pessoas estão autorizadas pela prefeitura a promover feiras. “A liberação do animal só poderá ocorrer com a assinatura de termo de adoção, com o histórico do animal e a carteira de vacinação,” explica. A autorização de feiras de animais domésticos nos parques e praças de Porto Alegre deve ser solicitada via 156, com uma semana de antecedência do evento.

Botão Voltar ao topo