Porto AlegreVariedades

Exposição Transgressões é a nova atração no CHC Santa Casa de Porto Alegre

O CHC Santa Casa recebe a partir desta quarta-feira (11 de setembro) a exposição Transgressões. A obra da artista visual Tuchi Niederhagebock, com curadoria de Marta Lima Martins-Costa, explora a riqueza dos padrões gráficos do papel-dinheiro mergulhando no universo gráfico do papel moeda. A mostra estará aberta ao público até 10 de novembro de terças a sábados, das 9h às 18h, e nos domingos e feriados, das 14h às 18h.

Nascida em 1960, a geração de Tuchi passou a infância e a adolescência em contato com a modernidade e foi surpreendida pela revolução causada pela internet e seus derivados. Neste cenário de mudança, seus trabalhos refletem sobre transgressões e de como esse conceito assume contornos elásticos. Além disso, a artista convida para uma reflexão sobre o que o dinheiro não compra e adquire complexidade que leva por duas vertentes que se associam: a política, o ‘papel’ do dinheiro; e a sua história pessoal.

Para a exposição foram pensados três momentos. Em primeiro lugar, são apresentadas gravuras em metal que receberam impressões sobrepostas. No segundo, um vídeo filmado com câmera de celular representa uma das brincadeiras “transgressoras” da infância da artista. E no terceiro momento são apresentadas esculturas em gesso que foram confeccionadas a partir de moldes das mãos da artista.

A exposição Transgressões é uma das selecionadas no 5º Edital Público de Ocupação dos espaços do CHC Santa Casa – Artes Visuais, que valoriza a atividade artística e o desenvolvimento de novos públicos.

SERVIÇO:
Exposição Transgressões
Quando:
de 11 de setembro a 10 de novembro de 2019
Horário: terças a sábados, das 9h às 18h, e nos domingos e feriados, das 14h às 18h
Onde: CHC Santa Casa (avenida Independência, 75)
Visitação gratuita

Minibiografia da artista:
Tuchi Niederhageboch nasceu em Porto Alegre, onde vive e trabalha no seu atelier às margens do Guaíba, na Ilha dos Marinheiros. Depois do Colégio de Aplicação, ingressa no Instituto de Artes da UFRGS e gradua-se em Gravura. Atualmente, frequenta as Oficinas do Atelier Livre da Prefeitura de POA e desenvolve suas pesquisas no Museu do Trabalho.

Botão Voltar ao topo