Representando 2.640 empresas moveleiras gaúchas, o que equivale a 13,5% das unidades fabris do Brasil, a Associação das Indústrias de Móveis do Estado do Rio Grande do Sul (Movergs) chega aos seus 32 anos neste sábado, 14 de setembro.
Com a importante missão de representar e defender os interesses da cadeia produtiva de madeira e móveis, desde 1987 a entidade tem direcionado seus esforços no sentido de contribuir e garantir ferramentas competitivas em prol do desenvolvimento de seus associados. A defesa dos interesses das empresas do segmento também motiva a Movergs a trabalhar pela ampliação de sua representatividade no contexto político-econômico nacional.
As indústrias de móveis gaúchas produziram, em 2018, aproximadamente, 78,5 milhões de peças, o que corresponde por 17,4% do total de móveis fabricados no país, gerando faturamento de R$ 11,1 bilhões e mais de U$ 188 milhões em exportações, equivalente a 28,9% das exportações nacionais.
As empresas gaúchas também são responsáveis pela geração de aproximadamente 35,5 mil postos de emprego, o que demonstra o quão representativo é o segmento no contexto da economia gaúcha, tanto pela geração de renda e tributos, quanto para números de postos de trabalho.
“Há três décadas, a Movergs tem trabalhado com o compromisso de representar e defender os interesses da cadeia produtiva moveleira. Seguindo o slogan da entidade ‘Unir para fortalecer, renovar para crescer’, temos sido incansáveis no aprimoramento de projetos, na geração de oportunidades e parcerias e na defesa dos interesses das empresas” ressalta o presidente da Movergs, Rogério Francio.
Diante da competitividade global e das constantes mudanças no comportamento do mercado, a Movergs tem trabalhado para promover ações que auxiliem os empresários a enfrentar esses desafios, por meio de informações que estimulem a inovação, a criatividade e a diferenciação. Como bons exemplos estão o consolidado Congresso Movergs, a sempre surpreendente FIMMA Brasil e as reuniões de integração com representantes de sindicatos de outros polos moveleiros do Estado e do Brasil.
Veja quem comandou a Movergs nesses 32 anos
- 2018 – 2019 – Rogério Francio
- 2016 – 2018 – Volnei Benini
- 2010 – 2015 – Ivo Cansan
- 2007 – 2009 – Maristela Cusin Longhi
- 2005 – 2007 – Luiz Attilio Troes
- 2003 – 2005 – Ivanor Scotton
- 2001 – 2003 – Sérgio Dalla Costa
- 1999 – 2001 – Paulo Renato Paes Barros
- 1997 – 1999 – Claudiomar Verza
- 1995 – 1997 – Paulo Farina
- 1990 – 1995 – Nelto Scarton
- 1987 – 1990 – Aldo Cini
FIMMA Brasil
Pensada do setor para o setor, a Feira Internacional de Máquinas, Matérias-Primas e Acessórios para a Indústria Moveleira (FIMMA Brasil) foi realizada pela primeira vez em 1993, momento em que os empresários do setor moveleiro gaúcho decidiram arregaçar as mangas e reduzir as distâncias entre as principais novidades e tecnologias em máquinas e matérias-primas no mundo. “Na época, poucos empresários tinham condições de viajar para o exterior para conferir o que havia de novo e trazer essas tecnologias. Estamos localizados na ponta do país, e os custos eram e ainda são altos”, explica Francio.
Desde então, a cada dois anos, Bento Gonçalves (RS), Capital Brasileira do Vinho, também se tornou sede de uma das principais feiras do mundo para o setor moveleiro, tornando-se reconhecida pela credibilidade e tradição. “Foi graças à FIMMA Brasil que hoje os empresários conseguem competir de igual para igual no mercado interno, pois desde a microempresa até a empresa de grande porte têm acesso às mesmas informações e produtos”, comemora.