Cidades do RSRio Grande do Sul

Grupo de apoio auxilia vítimas de violência doméstica em Garibaldi

Uma iniciativa da Secretaria Municipal de Habitação, Trabalho e Assistência Social da Prefeitura de Garibaldi, por meio do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) já começa a apresentar bons resultados no município.

Criado em maio deste ano, o grupo Traçar Caminhos realiza encontros quinzenais, contando com a orientação da equipe do CREAS, a psicóloga Adriana Lazarotto e a assistente social Zélia Ló Guiot.

O grupo é um espaço de reflexão sobre o cotidiano de suas participantes. “Não é um trabalho terapêutico, mas tem efeitos semelhantes. O grupo permite a troca de vivências, situações, sentimentos e histórias que são compartilhadas entre as mulheres. As conversas proporcionam identificações e diferenciações que possibilitam a construção de alternativas para as situações de violência doméstica”, explica Adriana.

Segundo a psicóloga, desde o primeiro encontro, a maioria das mulheres trouxeram suas histórias de violência. “Algumas se sentem inseguras para falar, mas ouvindo as narrativas de outras, conseguem identificar seus sofrimentos”, acrescenta.

Os encontros têm proporcionado às mulheres novas formas de agir e pensar. “Constatamos que o número de casos de violência doméstica encaminhados ao CREAS, através da rede de atenção, tem diminuído”, afirmam as profissionais da equipe. Em abril foram recebidos 16 casos, em junho 7 e em julho um caso apenas. “Isso nos leva a acreditar que as mulheres estão conseguindo rever seus valores e conceitos”, avaliam.

O grupo ainda fortalece a atuação das mulheres como agentes multiplicadores de conscientização para a diminuição da violência, uma vez que as participantes passam a discutir o assunto com outras conhecidas em situações semelhantes.

Os encontros ocorrem quinzenalmente no auditório da secretaria, localizado na rua Júlio de Castilhos, nº 101. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (54) 3462 8272 e 3462 8275.

Botão Voltar ao topo