NotíciasRio Grande do Sul

São Leopoldo: empresários da região conhecem o CONTESC

Nesta quinta-feira, 26, a ACIST-SL sediou um encontro entre a diretoria do Contêineres Terminal Santa Clara – CONTESC, com empresários da região. O evento, articulado com a vice-presidência Regional Vale do Sinos e Caí da Federasul, da qual a Associação é filiada, teve o objetivo de trazer mais informações sobre o funcionamento e a capacidade de operação do terminal. Segundo Oldemar Brahm, presidente da ACIST-SL, a reunião visou buscar alternativas competitivas para as importações e exportações do Vale do Sinos e demais regiões.

Publicidade

CONTESC – Mario Borba de Araújo, gerente do CONTESC e Vinícius Rufatto de Barros, do setor comercial de cabotagem do TECON, esclareceram como está a operação do Terminal Santa Clara, salientando os benefícios que o modal hidroviário apresenta, dentre eles a proximidade com as cidades da região metropolitana.

As duas embarcações disponibilizadas atualmente têm capacidade de 172 e 150 TEU, que fazem quatro viagens semanais. Tem janela de atracação no TECON Rio Grande e parceria com um grupo de armadores e capacidade para ova e desova de cargas.

Publicidade

Ambos comemoram os bons resultados da movimentação de contêineres. Somente no primeiro semestre deste ano, foram 21.320 TEUs, contra os 19.776 TEUs do mesmo período de 2018. E para 2020 a perspectiva é de aumentar ainda mais, com a reabertura do Píer 4. Outra aposta é a obtenção da DTA – Declaração de Trânsito Aduaneiro, que agilizará o trânsito aduaneiro.

Para o presidente da ACIST-SL, a conversa trouxe uma série de esclarecimentos e possibilidades para as empresas que buscam reduzir seus custos operacionais.

O vice-presidente da Regional, Ângelo Fontana, informou que a Federasul vem realizando ações junto às oito regionais do estado para fazer um grande levantamento sobre os pontos positivos e viáveis do RS e a reunião vem ao encontro deste objetivo. Também participaram Flavio Roberto Müller, presidente da Associação do Comércio, Indústria, Serviços e Agropecuária de Nova Santa Rita, Armelindo Vanzella, da CICS de Portão e Waldir João Kléber da ACI de Montenegro.

Todos os presentes serão comunicados dos próximos movimentos do CONTESC e já estão convidados a fazer uma visita técnica no Porto de Rio Grande. O evento será organizado pela Regional Vale do Sinos e Caí e informado posteriormente.

Botão Voltar ao topo