Porto Alegre

Pata-de-vaca é a árvore do mês de Porto Alegre

Com grandes flores brancas ou rosas semelhantes a uma orquídea, suavemente perfumadas, a pata-de-vaca (Bauhnia variegata) foi a escolhida para o projeto Árvore do Mês da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e da Sustentabilidade (Smams). Em setembro, início do projeto, foi escolhido o ipê.

A pata-de-vaca enfeita as ruas de Porto Alegre até meados de janeiro, quando se encerra o ciclo de floração, sendo muito utilizada para o paisagismo urbano. Com porte pequeno (entre cinco e nove metros), possui rápido crescimento e não apresenta raízes agressivas, tornando-a ideal para calçadas, canteiros centrais e quintais pequenos, comuns às grandes cidades. As folhas desta árvore se assemelham a um casco de boi, daí o nome “pata-de-vaca”. Há pata-de-vaca nativa e exótica, as quais ultrapassam o número de 300 espécies.

O secretário da Smams, Germano Bremm, ressalta que a iniciativa de divulgar uma espécie de árvore por mês tem como objetivo contribui com a valorização e a preservação da vegetação urbana, que traz inúmeros benefícios para a cidade. “Esta é uma ação de educação ambiental. Ao divulgarmos a riqueza arbórea de nossa cidade, contribuímos para criar uma cultura de proteção, pois quem conhece, cuida”, destaca.

Ruas como as avenidas Dom Pedro II, Augusto Meyer, Nilo Peçanha, Ipiranga, João Cândido, Thadeu Onar e João Caetano são exemplos de pontos da cidade onde é possível admirar exemplares de pata-de-vaca.

Botão Voltar ao topo