1ª Feira Ecológica do Brasil comemora 30 anos de existência

Neste sábado, 5, começa a programação de aniversário da 1ª Feira dos Agricultores Ecologistas (FAE), que completa 30 anos em outubro. As atividades acontecem na primeira quadra da avenida José Bonifácio e contemplam ações de educação ambiental, apresentação e roda de conversa, degustação, exposição fotografia documental e o tradicional abraço na feira. A iniciativa é da Associação da FAE, com apoio institucional da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SMDE).

A FAE foi fundada em 1989, com as primeiras bancas montadas no canteiro central da José Bonifácio, onde hoje ocorre o Brique da Redenção. “O objetivo da ação é não só comemorar o aniversário, mas também atrair a atenção para o setor, de olho no estímulo ao desenvolvimento rural sustentável e na preservação da biodiversidade e dos agroecossistemas”, declara o secretário de Desenvolvimento Econômico, Eduardo Cidade.

A FAE acontece todos os sábados, das 7h às 13h. Reúne 44 bancas de 140 famílias de agricultores ecologistas. Comercializa hortaliças, frutas, grãos, raízes, tubérculos, laticínios, mel, produtos de padaria e agroindustrializados (geleias, sucos, doces e bolos) com certificação orgânica. Além de dispensarem o uso de agrotóxicos, os agricultores ecológicos tomam uma série de medidas para preservar a natureza.

“Nossa ideia é promover uma confraternização com todos que ajudaram a construir a história da FAE. Produtores ecologistas, consumidores parceiros, ambientalistas, entre outros. Afinal, chegar nos 30 anos de uma feira ecológica só é possível pela união de esforços e dedicação de muitos” relata o coordenador da Associação Agroecológica e parte da Comissão da FAE, Irineu Schere.

Programação de aniversário

Sair da versão mobile