Conselheiros Tutelares: candidatos e locais de votação em Santa Maria

Eleitores são aguardados para escolher novos Conselheiros Tutelares de Santa Maria neste domingo (6)

A comunidade santa-mariense é aguardada no próximo domingo (6) junto aos locais de votação para o pleito que vai definir os novos Conselheiros Tutelares que vão atuar na cidade a partir de 2020.

Quarenta e dois candidatos disputam 15 vagas disponíveis em três sedes do Conselho Tutelar em Santa Maria: Centro (Rua Dr. Pantaleão, 200, no Centro), Leste (Rua Valentim Farias de Lima, 260, no Bairro Camobi) e Oeste (Rua Antonio Porto Alegre, 225, Bairro Santa Marta). Confira os números e os nomes de cada um dos candidatos clicando aqui.

A votação vai se estender das 8h às 17h, em diversos locais da cidade (saiba mais abaixo). Podem votar todos aqueles que estiverem em dia com a Justiça Eleitoral. É necessário levar o título de eleitor e um documento com foto.

“As pessoas que vão ocupar essas vagas precisam ter conhecimento específico, de legislação, por exemplo, e saber tratar bem, se colocar no lugar do outro, trabalhar em equipe, o que torna o trabalho muito rigoroso. É uma profissão que lida, principalmente, com crianças e adolescentes em situação de risco, então, é necessário estar preparado emocionalmente para lidar com o problema dos outros”, diz a presidente da comissão especial eleitoral, Márcia Vendruscolo.

Márcia conta que o cargo é eletivo justamente porque demanda a confiança da população. No entanto, no último pleito, em 2015, e a primeira vez em que houve eleição unificada, poucos eleitores aderiram. Foram até as urnas 4.482 eleitores, sendo que 192.849 pessoas estavam aptas a votar na cidade em 2015 conforme dados da Secretaria de Desenvolvimento Social.

O Conselheiro Tutelar permanece no cargo por quatro anos. Após esse prazo, um novo processo seletivo é feito. Entre os pré-requisitos para registro de candidatura, estão Ensino Médio completo e pelo menos dois anos atuando em áreas de proteção, promoção e defesa dos direitos das crianças.

O processo seletivo começou em abril e segue até dia 10 de janeiro, com a posse, conforme a relação abaixo:

1ª – Registro da candidatura e entrega dos documentos em abril (mais de 60)
2ª – Análise da documentação, homologação e impugnações
3ª – Avaliação de aptidão mental e psicológica
4ª – Curso de formação de Conselheiros Tutelares na Ulbra (que ocorreu de 24 a 26 de julho)
5ª – Teste seletivo de conhecimento (dia 5 de agosto)
6ª – Campanha (a partir do dia 23 de agosto)
7ª – Eleições (dia 6 de outubro)
8ª – Posse (dia 10 de janeiro de 2020)

No domingo, às 17h30min, na Câmara de Vereadores (Rua Vale Machado, 1.415) serão computados os votos. No entanto, o resultado final de classificação só vai sair durante uma assembleia do conselho da Secretaria de Desenvolvimento Social em data ainda a ser divulgada.

A principal função do Conselho Tutelar é a proteção e garantia dos direitos dos menores de 18 anos segundo o seu estatuto, o ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente). O Conselho Tutelar começa a agir sempre que os direitos de crianças e adolescentes forem ameaçados ou violados pela sociedade, Estado, pais, responsável, ou em razão de sua própria conduta.

Locais de votação (relação completa aqui)

Região Centro

Quem vota nos bairros…

…votará no Colégio Marista Santa Maria (Rua Floriano Peixoto, 1.217, no Centro)

Na Região Sul

Quem vota nos bairros…

…e nas localidades…

…votará no Caic Luizinho de Grandi (Rua Olga Parcianello, Bairro Lorenzi)

Na Região Leste

Quem vota nos bairros…

…e nas localidades…

…votará na Escola Lívia Menna Barreto (Rua Ernesto Pereira, no Bairro Camobi)

Na Região Oeste

Quem vota nos bairros…

…e nas localidades…

…votará na Escola Ciep Paulo Lauda (Avenida Paulo Lauda, 851, no Bairro Tancredo Neves).

E quem vota nos bairros…

…e na localidade…

…votará na Escola Augusto Ruschi (Rua Dr. Paulo da Silva Souza, s/n, no Bairro Juscelino Kubitschek).

Sair da versão mobile