Em meio aos desafios enfrentados pelo Rio Grande do Sul devido às enchentes que assolam o estado, os Centros de Tradição Gaúcha (CTGs) e entidades tradicionalistas unem-se em uma grande onda de solidariedade. Desde o início das enchentes, entidades ligadas ao Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG) têm se mobilizado em todas as partes do estado para oferecer apoio às comunidades atingidas.
“Estamos testemunhando um esforço conjunto incrível por parte dos CTGs e de todos os tipos de entidades tradicionalistas para ajudar aqueles que mais precisam. Cada gesto de bondade, seja por meio de doações ou oferecendo-se como voluntário em uma entidade próxima, faz uma grande diferença para aqueles que estão enfrentando dificuldades”, afirma a presidente do MTG, Ilva Goulart.
As entidades têm sido pontos de coleta de doações, além de servirem como locais de preparação e distribuição de alimentos, roupas e outros itens essenciais para as famílias afetadas pelas enchentes.
Para aqueles que desejam contribuir ou obter mais informações sobre como ajudar, recomendamos entrar em contato diretamente com um CTG próximo ou visitar as redes sociais do MTG para obter orientações específicas sobre como colaborar.
Confira algumas ações que estão sendo feitas pelo estado:
Porto Alegre
CTG Lanceiros da Zona Sul: O local tem funcionado como um ponto de coleta de doações, sendo solicitado especialmente lenços umedecidos, colchões, calçados, alimentos não perecíveis, materiais de limpeza, velas, fósforos, materiais de higiene e água. O galpão está aberto das 10h ás 22h. A Chave Pix para doações é 87381448000180. Identificar o pix como Enchente.
CTG Gildo de Freitas: Localizado no bairro Parque dos Maias, o CTG Gildo de Freitas tem funcionado como ponto de coleta e distribuição de mantimentos, roupas e fazendo e distribuindo marmitas.
CTG Guardiões do Rio Grande: Devido às fortes chuvas, a entidade está recebendo doação de alimentos, roupas, roupas de cama, cobertores, material de limpeza e ração para cães e gatos. O espaço fica na Nísia Flores, 80, bairro Restinga. O Pix para doações é o gdoriogrande@gmail.com.
CTG Tiarayu: O CTG Tiarayu é ponto de coleta de mantimentos, e desde do início está fazendo marmitas e distribuindo para muitos desabrigados.
Ijuí
O CTG clube Farroupilha tem sido um parceiro de grande valor em enviar doações que não chegam no hangar da Biruta Escola de aviação. O patrão Altemir Thomé reforça que o CTG também está recebendo voluntários para catalogar, receber e transportar as doações. O CTG Clube Farroupilha está localizado na Rua Francisco Berenhauser, 666, bairro da Penha.
Montenegro
O CTG Os Lanceiros em Montenegro é ponto de arrecadação, apoio a desabrigados e também apoio a equinos atingidos pelas cheias que estão sendo acolhidos no terreno.
Cachoeirinha
O CTG Rancho da Saudade, em Cachoeirinha, segue com coletas e distribuição. O espaço funciona até às 20h. Voluntários são bem-vindos e devem se cadastrar com a entidade para melhor organização das escalas de trabalho.
Imbé
O CTG Querência do Imbé, de Imbé, 23ªRT também está ajudando centenas de pessoas atingidas pelas enchentes na grande Porto Alegre e foram paro litoral na busca de apoio, não apenas material, mas com certeza emocional. Há relatos de pessoas que perderam tudo, saíram pela janela das casas sem conseguir pegar uma escova de dentes. Pessoas que perderam entes queridos e sua dignidade nessa tragédia, e que para muitas delas, o ano de 2024 que recém havia começado, já acabou. Algumas cidades do Litoral estão prestando este aconchego a estas pessoas, e em Imbé, de uma forma muito unida e organizada, voluntários trabalham incansavelmente para atender a quem perdeu tudo na sua cidade.
Gravataí
CTG Aldeia dos Anjos: O CTG Aldeia dos Anjos está mobilizando para apoio à população atingida pela cheia. A entidade abriu uma chave Pix para doações 89.352.165 0001 36 (Razão social Centro de Tradições Gaúchas Aldeia dos Anjos.
Frederico Westphalen
O CTG Rodeio da Querência de Frederico Westphalen está a frente de uma mobilização grande, em conjunto com o CTG Sentinela da Tradição sendo centro de distribuição para mais de 15 cidades atingidas, em muitos casos destinando recursos a outros CTGs localizados em cidades na zona das enchentes.
Tupandi
O CTG Estância do Salvador está recebendo doações, principalmente de produtos de higiene pessoal e limpeza todos os dias das 8h às 20h. Mais informações podem ser obtidas com (51) 9978 25056 com Daniel.
Esteio
O CTG Chama Nativa continua trabalhando em prol das famílias afetadas pela enchente. As maiores necessidades no momento são alimentos para preparação de refeições como carne moída, frango, salsichão, massa pene ou parafuso, cebola e alho. A entidade fica localizada na Rua Coelho Neto, bairro Jardim Planalto, em Esteio