Porto Alegre

Porto Alegre busca docentes para elaboração da avaliação de aprendizagem

Prova está prevista para ocorrer no dia 21 de novembro

Os professores da rede municipal de ensino podem participar da banca examinadora da segunda avaliação diagnóstica de aprendizagem dos alunos de 2019. Os educadores interessados devem candidatar-se por meio de formulário, disponível nas direções das 56 escolas de ensino fundamental. A banca será responsável pela elaboração das provas, com base nos descritores do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas (Inep) previstos para cada ano e o respectivo componente curricular.

Serão necessários 12 especialistas para, a partir de um banco de itens, construir duas provas de Língua Portuguesa e duas de Matemática, com enfoque na competência leitora e na resolução de problemas, a serem aplicadas a todos os estudantes do 5º e do 9º ano do ensino fundamental. A prova está prevista para ocorrer no dia 21 de novembro.

As inscrições via formulário serão recebidas até as 12h desta segunda-feira, 7. Os professores selecionados vão se reunir nesta quarta-feira, 9, na diretoria pedagógica da Smed, para a elaboração das provas. Serão três pedagogos que atuem no 5º ano em Língua Portuguesa, outros três também do 5º ano que atuem em Matemática, e mais três letrados e três matemáticos que atuem no 9º ano em Língua Portuguesa e Matemática, respectivamente.

Na primeira prova do ano, realizada em maio, os membros da banca examinadora foram diretamente convidados pela Smed. “Agora estamos abrindo a participação para toda a rede”, destaca a diretora pedagógica, Maria Cláudia Bombassaro Callegari.

Conforme a diretora, a segunda avaliação do ano tem a finalidade de monitorar a evolução dos alunos da rede em relação ao diagnóstico anterior, que forneceu um relatório detalhado identificando os conteúdos em que os alunos apresentam facilidades e dificuldades. “Precisamos saber se as estratégias adotadas pelas escolas para a melhoria da aprendizagem têm funcionado e planejar novas ações”.

Botão Voltar ao topo