Os professores da rede municipal de ensino podem participar da banca examinadora da segunda avaliação diagnóstica de aprendizagem dos alunos de 2019. Os educadores interessados devem candidatar-se por meio de formulário, disponível nas direções das 56 escolas de ensino fundamental. A banca será responsável pela elaboração das provas, com base nos descritores do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas (Inep) previstos para cada ano e o respectivo componente curricular.
Serão necessários 12 especialistas para, a partir de um banco de itens, construir duas provas de Língua Portuguesa e duas de Matemática, com enfoque na competência leitora e na resolução de problemas, a serem aplicadas a todos os estudantes do 5º e do 9º ano do ensino fundamental. A prova está prevista para ocorrer no dia 21 de novembro.
As inscrições via formulário serão recebidas até as 12h desta segunda-feira, 7. Os professores selecionados vão se reunir nesta quarta-feira, 9, na diretoria pedagógica da Smed, para a elaboração das provas. Serão três pedagogos que atuem no 5º ano em Língua Portuguesa, outros três também do 5º ano que atuem em Matemática, e mais três letrados e três matemáticos que atuem no 9º ano em Língua Portuguesa e Matemática, respectivamente.
Na primeira prova do ano, realizada em maio, os membros da banca examinadora foram diretamente convidados pela Smed. “Agora estamos abrindo a participação para toda a rede”, destaca a diretora pedagógica, Maria Cláudia Bombassaro Callegari.
Conforme a diretora, a segunda avaliação do ano tem a finalidade de monitorar a evolução dos alunos da rede em relação ao diagnóstico anterior, que forneceu um relatório detalhado identificando os conteúdos em que os alunos apresentam facilidades e dificuldades. “Precisamos saber se as estratégias adotadas pelas escolas para a melhoria da aprendizagem têm funcionado e planejar novas ações”.