Porto Alegre: EPTC apresenta seminário focado em segurança no Mês do Idoso

Proposta é abordar temas que contribuam para a melhoria da mobilidade dos idosos

Em alusão ao Mês do Idoso, comemorado em outubro, a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) promove, em parceria com o Programa Vida no Trânsito (PVT) e o Instituto de Geriatria e Gerontologia da PUCRS, o Seminário Desafios da Mobilidade Segura no Envelhecimento. O evento, que ocorre no dia 16, quarta-feira, a partir das 8h30, no auditório do Instituto de Geriatria e Gerontologia da universidade, tem programação agendada para todo o dia.

O Seminário tem como proposta abordar temas que contribuam para a melhoria da mobilidade dos idosos no trânsito na Capital, como um alerta para a população sobre a necessidade de proteger os idosos, além de questões de autocuidado nas vias. A programação conta com atrações culturais, sorteios de brindes e diversas atividades com dinâmicas variadas. As inscrições podem ser feitas gratuitamente neste link.

Dados da Comissão de Análise de Acidentes do Programa Vida no Trânsito apontam que, de janeiro a setembro, Porto Alegre registrou 17 mortes de idosos no trânsito em vias urbanas (30% do total), sendo 15 pedestres mortos por atropelamento. Nos óbitos de pedestres vítimas de acidentes de trânsito, os idosos representam 60%, em uma cidade onde são 15% da população.

O Programa Vida no Trânsito (PVT) é um plano de ação integrado coordenado pelo Ministério da Saúde, desenvolvido em conjunto pela EPTC, Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e Departamento Estadual de Trânsito (Detran), que analisa os fatores causadores e influenciadores de acidentes para fundamentar os projetos e modificações relacionados à mobilidade urbana com ênfase na segurança viária da Capital.

Programação:

Serviço:

Sair da versão mobile