GastronomiaNotíciasRio Grande do Sul

Festival do Peixe está confirmado para domingo na Z3 em Pelotas

Evento está programado para arrecadar recursos às obras da futura agroindústria de pescado

O Festival do Peixe está confirmado para o próximo domingo (20), na Colônia de Pescadores Z3, na Associação de Feirantes Pescadores Artesanais, a caminho da praia do Junquinho. A gastronomia típica será o ponto alto do evento, com tainha e anchova assadas ou fritas, porções de pescado, pastéis de camarão, siri e outros, bolinhos e variedades. A festa será animada por atrações musicais daquela área.

O evento havia sido agendado para domingo passado (13) e teve de ser transferido para o próximo (20), em razão da chuva prevista. A organização do Festival está sob responsabilidade da Prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), da Associação de Feirantes Pescadores Artesanais de Pelotas, do Sindicato dos Pescadores e da Emater.

Atrações

Entre as principais atrações do Festival estão o passeio de barco, durante todo o dia, e a oficina de moqueca, às 11h, quando interessados terão a oportunidade de conhecer a receita e aprender a fazer este prato, que é um dos mais tradicionais da culinária dos pescadores. A abertura do Festival do Peixe está programada para as 9h.

Às 11h, a Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Raphael Brusque assumirá o espaço de apresentações artísticas e culturais. O evento também contará com expositores e bancas para comercialização de artesanato e produtos típicos, além de máquinas e equipamentos.

Arrecadação

Os recursos arrecadados no Festival serão revertidos às obras da agroindústria de pescado da Z3. Pela legislação atual, o pescado comercializado em feiras tem que ser beneficiado dentro de agroindústria. Não é mais aceita a forma artesanal, feita em casa.

O secretário de Desenvolvimento Rural, Jair Seidel, informa que as obras estão em andamento em antigas instalações que estavam fechadas há muitos anos. O local possui a funcionalidade necessária ao processamento de peixe.

Botão Voltar ao topo