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Caxias do Sul organiza I Seminário de Pesquisa das Escolas da Rede Municipal

Evento ocorrerá nos dias 18 e19 de novembro no Bloco M da Universidade de Caxias do Sul

Buscando incentivar e disseminar a pesquisa como princípio pedagógico e, assim, divulgar os estudos produzidos dentro da Rede Municipal de Ensino (RME), o Setor Pedagógico da Secretaria Municipal da Educação (Smed), através do Núcleo de Estudos e Pesquisa (NEP), está organizando o I Seminário de Pesquisa das Escolas da Rede Municipal de Caxias do Sul. O evento ocorrerá nos dias 18 e 19 de novembro, no teatro e salas do Bloco M, na Universidade de Caxias do Sul (UCS).

Além da promoção dos próprios trabalhos da rede, o evento busca também socializar experiências entre os estudantes e professores que apresentarão seus estudos. As modalidades de apresentação dos trabalhos são banner, estande ou de forma oral.

Todas as atividades do Seminário, incluindo as apresentações das pesquisas, são abertas ao público externo. Para fins de organização das salas, o público deve realizar uma inscrição de participação como ouvinte, através de um link que será disponibilizado nos próximos dias.

A programação começa às 7h30 do dia 18/11 com o credenciamento dos inscritos. Após, às 10h terá a abertura oficial, que contará com apresentações artísticas e uma palestra com a professora Dra. Valquíria Villas Boas Gomes Missel. A partir das 13h30, as pesquisas serão socializadas e o público poderá prestigiá-las nas salas do bloco.

No dia 19/11, o evento começa às 8h com palestra da professora Dra. Cineri Fachin Moraes. Depois, as apresentações continuarão até o final do dia e a programação encerra com uma apresentação da Banda Escolar Municipal.

Já no dia 20/11, será realizada uma ação de compensação ecológica pelos recursos naturais consumidos durante a execução das pesquisas e do evento. Uma equipe da Smed e representantes das escolas municipais inscritas plantarão mudas de árvores nativas no Parque das Araucárias.

“A pesquisa é uma grande aliada no processo de ensino e aprendizagem, pois volta-se para a solução de problemas, com ganhos de aprendizagem tanto para quem a realiza quanto para o contexto no qual ela se desenvolve. É através da construção do conhecimento que podemos compreender e transformar a realidade. Por isso, quanto antes as crianças/estudantes voltarem-se para essa atividade, conduzidas pelo professor investigador, maior será o desenvolvimento de suas capacidades críticas, criativas e de inovação. O I Seminário é uma oportunidade para nossa rede mostrar o que já consegue produzir nesse sentido e inspirar outros espaços a se mobilizarem para esse protagonismo de estudantes e professores”, ressalta Flávia Basso Morés, diretora pedagógica da Smed.

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