Porto Alegre/RS – A quarta e última edição 2019 do projeto Noites na Cinemateca, que promove maratonas cinematográficas temáticas na madrugada, ocorre no sábado, 02 de novembro, às 23h59. Coincidindo com o Dia de Finados, o tema desta noite será Cinema & Horror, apresentando produções como os longas-metragens A Bruxa de Blair, de Eduardo Sánchez e Daniel Myrick, que celebra 20 anos em 2019, Os Olhos da Cidade são Meus, clássico do terror metalinguístico do espanhol Bigas Luna, e um filme surpresa (o primeiro – e sangrento – longa-metragem de um dos principais nomes de Hollywood). A programação também destaca três importantes curtas-metragens do gênero realizados no Rio Grande do Sul: Paulo e Ana Luiza em Porto Alegre, de Rogério Brasil Ferrari, Ne Pas Projeter, de Cristian Verardi e um filme surpresa.
O Noites na Cinemateca faz parte das ações do projeto Cinemateca Capitólio Petrobras – Programação Especial 2019. Entre os meses de março e novembro deste ano, a Cinemateca Capitólio Petrobras promove uma programação especial com 26 atividades com patrocínio master da Petrobras através da Lei de Incentivo à Cultura do Governo Federal e produção da Fundacine e Prefeitura Municipal de Porto Alegre, através da Secretaria Municipal da Cultura/Coordenação Cinema e Vídeo.
O ingresso para o Noites na Cinemateca tem o valor de R$ 20,00 (inteira) e R$ 10,00 (meia), para estudantes e idosos, e é válido para as três sessões da maratona. Entre uma sessão e outra, haverá pequenos intervalos para os espectadores dispostos a atravessarem essa madrugada de terror para poderem recarregar suas energias. Caso haja disponibilidade de lugares, também serão colocados à venda ingressos para quem desejar assistir a apenas parte da programação. A bilheteria abre 30 minutos antes de cada sessão.
A Cinemateca Capitólio Petrobras fica na Rua Demétrio Ribeiro, 1085 – Esq. com Borges de Medeiros. Mais informações (51) 3289 7453 |https://www.capitolio.org.br | facebook.com/cinemateca.capitolio
FILMES
Paula e Ana Luiza em Porto Alegre
– Brasil, 1998, 15 minutos, 35mm
– Um simpático casal portoalegrense. Gostam de viagens, discos antigos, gastronomia. Inventam jogos… Jogos estranhos.
A Bruxa de Blair
(The Blair Witch Project)
– Estados Unidos, 1999, 105 minutos, HD
– Direção: Eduardo Sánchez e Daniel Myric
– Um grupo de três jovens cineastas desaparece ao entrar em uma floresta de Maryland para gravar um documentário sobre uma lenda local conhecida como A Bruxa de Blair. Anos depois, a câmera que usavam é encontrada.
Ne Pas Projeter
– Brasil, 2015, 13 minutos, HD
– Direção: Cristian Verardi
– Um projecionista de cinema tem sua rotina afetada de forma drástica após encontrar uma misteriosa lata de película contendo as advertências: “Não abrir. Não projetar”.
Os Olhos da Cidade São Meus
(Angustia)
– Espanha, 1986, 86 minutos, HD
– Direção: Bigas Luna
– John é funcionário de uma clínica de oftalmologia, mas acaba perdendo o emprego por causa de sua incompetência profissional. Ele vive sob os domínios de sua estranha mãe, uma velha psicótica e vingativa, que o hipnotiza e ordena que saia pelas ruas coletando olhos humanos. Todos os olhos da cidade serão nossos, ela profetiza. A partir daí, mergulhamos num delirante estudo sobre o poder hipnótico do cinema, quando a violência nas telas confunde-se com acontecimentos da vida real.
Curta Surpresa (11 minutos)-
Importante curta-metragem de horror produzido no Rio Grande do Sul.
Longa Surpresa (91 minutos)
– O primeiro – e sangrento! – longa-metragem de um dos mais prestigiados diretores de Hollywood, um mestre contemporâneo do cinema de fantasia.
GRADE DE PROGRAMAÇÃO
23h59
Paula e Ana Luiza em Porto Alegre + A Bruxa de Blair
02h30
Ne Pas Projeter + Os Olhos da Cidade São Meus
04h30
Curta Surpresa + Longa Surpresa