NotíciasRio Grande do SulVariedades

Caxias do Sul e Pelotas terão encontros da Bienal do Mercosul

Caxias do Sul e Pelotas receberão na próxima semana equipe da Fundação Bienal de Artes Visuais do Mercosul para promover encontros do Território Kehinde, ação do projeto educativo da Bienal 12 formada por debates e rodas de conversa. A entrada é franca e as inscrições podem ser feitas no site www.fundacaobienal.art.br.

Na quarta-feira (6), às 19h, o Sesc Caxias do Sul recebe uma mesa com participação do artista visual gaúcho Xadalu e da artista, educadora e curadora carioca Renata Sampaio falando sobre raça e artes visuais. Já na quinta-feira (7), às 19h, o projeto chega à Biblioteca Pública Pelotense promovendo um debate sobre mulheres negras e arte com a historiadora da arte e ativista Izis Abreu e a professora e atriz Dedy Ricardo.

Território Kehinde – Foto: Thais Leidens

Bienal 12
A atividades reforçam a proposta da Bienal 12 de criar espaços de escuta e de troca entre o público em geral e agentes da arte e da educação. “Caxias e Pelotas são as primeiras cidades a receberem as conversas do Território Kehinde. São cidades com marcada presença no cenário da arte do Rio Grande do Sul e que podem contribuir imensamente para esse projeto”, aponta o curador educativo Igor Simões, que fará a mediação dos debates.

As ações estão sendo realizadas durante o último trimestre deste ano em preparação para a mostra de arte contemporânea que será realizada na capital gaúcha de 16 de abril a 5 de julho de 2020, em diversos espaços culturais, com curadoria-geral da argentina Andrea Giunta e curadoria-adjunta da polonesa Dorota Biczel e dos brasileiros Fabiana Lopes e Igor Simões.

Com o título Feminino(s). Visualidades, Ações e Afetos, a mostra terá como centro as propostas de artistas mulheres e de todas as sensibilidades não binarias, fluidas e não normativas, sobretudo daquelas que se expressam em oposição às mais diversas formas de violência, e que compartilham o desejo de uma ordem social menos opressiva e discriminatória em termos de gênero. A curadoria pretende destacar a relevância da criatividade para friccionar limites e condicionamentos, enriquecer-se com a criação daqueles que trabalham com materiais e técnicas tradicionalmente atribuídos às artes do feminino e compartilhar o exercício coletivo de inventar novas formas de fazer, dizer, pensar e criar na vida democrática.

CAXIAS DO SUL
Programa Educativo da Bienal 12 – Território Kehinde – 3º encontro
Debate Raça e Artes Visuais em Terra Brasil
Com Xadalu e Renata Sampaio e mediação de Igor Simões
Dia 6 de novembro, quarta-feira, às 19h
Sesc Caxias do Sul (Rua Moreira César, 2462 – Centro – Caxias do Sul)
Entrada franca mediante inscrição prévia no site www.fundacaobienal.art.br
Duração: de 90 a 120 minutos

PELOTAS
Programa Educativo da Bienal 12 – Território Kehinde – 4º encontro
Debate Território de Mulheres Negras e a Arte
Com Izis Abreu e Dedy Ricardo e mediação de Igor Simões
Dia 7 de novembro, quinta-feira, às 19h
Biblioteca Pública Pelotense (Praça Cel. Pedro Osório, 103 – Centro – Pelotas)
Entrada franca mediante inscrição prévia no site www.fundacaobienal.art.br
Duração: de 90 a 120 minutos

Botão Voltar ao topo