Porto Alegre

Jacarandá é a Árvore do Mês de Porto Alegre

O jacarandá é a terceira árvore do projeto Árvore do Mês, da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e da Sustentabilidade (Smams) de Porto Alegre. E dificilmente passará despercebida aos porto-alegrenses a explosão de cores da flor lilás que está desabrochando em árvores altas e imponentes por toda a cidade.

O gênero jacaranda possui dezenas de espécies diferentes, dentre exóticas e nativas, distribuídas em diversas regiões tropicais do mundo, com variação de tamanho que vai de um arbusto a uma árvore, atingindo entre dois e 30 metros de altura. Pertence à família das bignoniáceas, se adapta muito bem ao clima quente. “A espécie mais comum em Porto Alegre é a do Jacaranda mimosifolia e o que mais chama atenção das pessoas é a copa com floração lilás”, explica o engenheiro agrônomo da Smams, Frederico Klein Rutkosky, apontando que a espécie pode ser facilmente observada em locais como avenidas Borges de Medeiros, Protásio Alves, Largo dos Açorianos, Praça da Matriz e rua Mariante.

De uma forma geral, esta floração anuncia o fim da primavera e o início dos dias longos e quentes de verão.
“Eu vejo o extraordinário acontecendo nisto. Um tom quase irreal de roxo ou azul, anunciando a época do ano que a maioria aguarda com ansiedade”, filosofa a biomédica Estefânia Weirich, moradora da rua Dario de Bittencourt.

Esta espécie pode ser utilizada na ornamentação de ruas, calçadas, praças e parques, pois suas raízes não são agressivas

Botão Voltar ao topo