Caxias em Movimento lota Teatro Pedro Parenti
O Caxias em Movimento, em mais uma noite de apresentações gratuitas, trouxe para o palco do Teatro Municipal Pedro Parenti cinco coreografias de três grupos locais diferentes. Eles se revezaram durante, aproximadamente, uma hora de espetáculo na última quarta-feira (06/11).
O primeiro a se apresentar foi a Escola Preparatória de Dança da Secretaria Municipal da Cultura (SMC), que trouxe o espetáculo Ábaco, inspirado no histórico diálogo entre a matemática e a arte.
“Os conceitos coreográficos específicos surgiram a partir da identificação de conteúdos em comum, estudados atualmente pelos alunos em matemática, dentro de suas respectivas escolas de ensino regular”, explicou o diretor artístico da Cia. Municipal de Dança de Caxias do Sul e da Escola Preparatória de Dança SMC, Matheus Brusa.
O diretor acrescenta que a trilha sonora foi criada especificamente para o trabalho, reforçando a conexão e interdependência entre a música e o conteúdo. “O metrônomo é propositalmente audível na trilha, pois consiste em um dos pilares do conceito, medindo, pontuando, organizando e situando temporalmente de forma simétrica/linear”, contou.
Em seguida, foi a vez da escola JDance Estúdio de Dança, que veio com os espetáculos “Hexágono” e “Engrenagem”. O coreógrafo, Wellington de Souza, revelou que teve contato com a dança aos nove anos e, desde o início, o seu foco foi fazer disso uma profissão, para ajudar outras pessoas como ele.
“Eu venho de uma comunidade bem carente, onde temos poucas opções e, na dança, eu enxerguei uma oportunidade de mudar a minha realidade e a de outras pessoas. Isso influencia no meu trabalho, tanto que as coreografias apresentadas aqui foram pensadas sob um viés mais experimental, que possibilitasse aos espectadores uma reação diversa e levasse a uma interpretação pessoal, ou seja, o tema é bem abstrato”, explicou.
Já o La Serrana Flamenco del Sur expressou toda a sua latinidade, por meio de duas coreografias: “Bulerias” e “Soleá por Bullerias”. Uma dança marcada por passos firmes e que remeteram ao sapateado e a um figurino elegante.
As apresentações agradaram ao público que lotou o teatro. A cozinheira, Renata Soares, veio prestigiar a filha Sara, de nove anos, que entrou para a EPD recentemente.
“Ela está na turma de iniciantes. Essa é a sua primeira apresentação e eu estou cheia de orgulho e ansiedade para vê-la dançar. Eu tenho outros quatro filhos, a minha mais velha também começou na EPD e hoje está numa outra cia.”, contou.
A próxima apresentação de grupos de danças locais acontece nesta quinta-feira (07/11), também no Teatro Pedro Parenti, na Casa da Cultura, às 20h. Os grupos locais que se apresentarão nesta segunda noite de espetáculo são: Ballet Margô (Estação, Brilhar e Alegrias); De Lá Pra Cá Danças Brasileiras (Mãe Suzana); Estilo Tribal Caravan (Existence); Escola de Dança na Ponta do Pé (Tons); JP Danças Urbanas (Se Não é Dança, Então é o Quê?); Escola Preparatória de Dança (Impressões e Experimento Urbano); Escola de Dança Bruna Maccari (Fluxo); e Rakaça Troupe (Dança Kalbeliya).
A 10ª edição do Caxias em Movimento segue até o próximo domingo (10/11) e reúne artistas, grupos, companhias, escolas e profissionais da dança em uma programação que inclui apresentações, mostras e oficinas.