HEINEKEN desenvolve estratégia de consumo equilibrado de álcool
Mais do que uma conversa sobre consumo de álcool, “Day After Project” é uma plataforma integrada que propõe uma conversa franca sobre o equilíbrio com a vida
São Paulo, 18 de novembro de 2019 — O Grupo HEINEKEN no Brasil lança o Day After Project, plataforma que desafia a forma como a indústria de bebidas aborda o consumo exagerado de álcool. Por meio de conversas francas sobre a vida e informação, a iniciativa propõe ir além do discurso de conscientização, chegando à promoção de mudanças reais de comportamentos nocivos. A primeira plataforma de equilíbrio da cervejaria chega oficialmente nesta segunda-feira, 18, para ser o centro da estratégia de consumo responsável da empresa, que tem vivenciado um momento de forte crescimento no seu volume de produção e vendas no país.
Após mais de um ano de imersão em ciências comportamentais, incluindo experiências e processos de inovação com jovens de 18 a 24 anos, um dos grupos mais impactados pelo consumo exagerado esporádico de álcool, de acordo com a pesquisa Vigitel do Ministério da Saúde (2019), o Grupo HEINEKEN apresenta uma abordagem humanizada que promete se conectar de forma significativa com esse público. “Entendemos que, para equilibrar a relação com o álcool, precisaríamos apoiar os jovens também no desafio de equilibrar a relação com a vida, principalmente em um período de tantas incertezas, descobertas e conflitos internos”, comenta Nelcina Tropardi, vice-presidente de Assuntos Corporativos e Sustentabilidade da cervejaria.
E, foi a partir dos aprendizados das primeiras experiências presenciais com os jovens, num piloto chamado WeLab by HEINEKEN, somado a conversas com profissionais de saúde e especialistas do setor, que a plataforma definiu o conhecimento como o fio condutor para promover mudanças genuínas de comportamento. “Acreditamos que o autoconhecimento e o entendimento que cada um tem de seus limites e dos gatilhos levados ao copo de forma automática e inconsciente são o caminho para a mudança, e é nisso que vamos trabalhar daqui para frente”. A executiva ainda reforça que o Day After Project não é mais uma campanha de consumo responsável do mercado de bebidas, mas uma estratégia que veio para ficar e aprofundar a forma como a indústria discute essa questão que atinge grande parte dos lares brasileiros.
Day After Project inova também na forma de alcançar a sociedade
Em seu lançamento, o Day After Project traz música, reflexão e informação. A cervejaria se juntou à Laboratório Fantasma, uma das principais produtoras de música no Brasil na atualidade, para uma parceria de conteúdo, que gerou como fruto a música “Quero te ver bem amanhã”, uma autoria dos cantores Fióti e Rael, com participação especial de Marissol Mwaba. Por meio da música e de vozes que se conectam com todas as classes sociais, a cervejaria pretende levar a conversa para a ocasião de consumo do álcool de forma leve, divertida e relevante, fazendo com que as pessoas pensem naturalmente sobre o tema, sem mensagens impessoais ou impositivas.
Outra iniciativa da plataforma é o canal exclusivo de diálogo com nutricionistas. “Esses profissionais são importantes formadores de opinião que individualizam o estilo de vida equilibrado por meio da reeducação sobre hábitos balanceados. O objetivo da aproximação com os nutricionistas não é estimular a recomendação de cerveja aos pacientes, mas contribuir com informações para que o profissional esteja preparado para tratar do tema de forma personalizada”, reforça a executiva.
Apesar do foco no público jovem, o Grupo HEINEKEN acredita que é preciso trazer outros agentes de mudança e formadores de opinião para o centro da conversa. Assim, o Day After Project chega como um convite à reflexão para toda a sociedade, incluindo seus colaboradores, consumidores e especialistas. “A partir de agora, a plataforma ganhará cada vez mais relevância e presença dentro e fora da nossa empresa, inclusive com a força e espaço das nossas marcas, que nos ajudarão a levar nosso projeto do dia seguinte aos quatro cantos do país”, finaliza Nelcina .
Para mais informações acesse www.dayafterproject.com.br.
Sobre o Grupo HEINEKEN no Brasil – O Grupo HEINEKEN chegou ao Brasil em maio de 2010, após a aquisição da divisão de cerveja do Grupo FEMSA e, em 2017, adquiriu a Brasil Kirin Holding S.A (“Brasil Kirin”), tornando-se o segundo player no mercado brasileiro de cervejas. O Grupo gera mais de 13 mil empregos e tem 15 unidades produtivas no país, sendo 12 cervejarias, localizadas em Alagoinhas (BA), Alexânia (GO), Araraquara (SP), Benevides (PA), Caxias (MA), Igarassu (PE), Igrejinha (RS), Itu (SP), Jacareí (SP), Pacatuba (CE), Ponta Grossa (PR) e Recife (PE), duas micro cervejarias em Campos do Jordão (SP) e Blumenau (SC) e uma unidade de concentrados para refrigerantes em Manaus (AM). No Brasil, o portfólio de cervejas do Grupo HEINEKEN é composto por Heineken, Sol, Amstel, Kaiser, Bavaria, Eisenbahn, Baden Baden, Devassa, Schin, Glacial, No Grau e Kirin Ichiban. O portfólio de não alcoólicos inclui Água Schin, Schin Tônica, Skinka e os refrigerantes Itubaína, Viva Schin e FYs. Com sede em São Paulo, a companhia é uma subsidiária da HEINEKEN NV, a maior cervejaria da Europa.