Até o fim deste ano, Santa Cruz do Sul estará entre as três cidades do Rio Grande do Sul que possuem uma Central de Regulação Compartilhada do Samu. O convênio com a Secretaria Estadual de Saúde foi assinado na tarde desta segunda-feira, 18, no local onde está instalada a base do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). O evento contou com a presença da secretária estadual Arita Gilda Hübner Bergmann.
Em seu discurso, a secretária Arita destacou a importância da regulação compartilhada para qualificar o serviço. “Santa Cruz terá, a partir dessa regulação, mais rapidez porque a equipe local conhece a cidade e a área rural. A gestão municipal está demonstrando que quer agilidade, segurança e atendimento pontual nos chamados do Samu”, disse.
Nesse primeiro momento, a Central Compartilhada do Samu funcionará de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas. O atendimento poderá ser acionado pelo 192 ou pelo aplicativo Chamar 192 – SAMU, lançado neste mês pelo governo do Estado. Apenas as chamadas de Santa Cruz serão reguladas na central compartilhada local. As de outros municípios da região, que, eventualmente são atendidos pelas mesmas ambulâncias, continuarão ocorrendo em Porto Alegre.
O investimento anual do Município é de R$ 36 mil – R$ 3 mil por mês. O valor inclui a locação do sistema de software, treinamento, fornecimento de microcomputador, dois monitores, nobreak e acesso de link para a internet. A equipe que irá atuar pelo Samu remoto é composta por oito médicos, seis enfermeiros, nove condutores e oito técnicos em enfermagem – os mesmos profissionais que hoje trabalham na base do município. A partir da implantação da central, que deve ser concluída até o início de dezembro, os médicos receberão treinamento para iniciar operações. A empresa responsável pela instalação será a NGS Suporte em Informática LTDA.
Para o prefeito Telmo Kirst, a implantação do Samu remoto em Santa Cruz é mais um grande passo para melhorar o atendimento à população. “Muitas vezes, o paciente não pode esperar. Quem precisa de atendimento, não tem tempo para burocracia. O que estamos fazendo aqui é criando uma alternativa para agilizar o serviço no município. Saúde é uma prioridade do nosso governo e, por isso, investimos mais de 20% do orçamento nessa área.”
O Samu registra uma média de 350 atendimentos por mês só em Santa Cruz, o que significa em torno de 12 pacientes por dia. Também são realizados aproximadamente 25 transportes mensais, oriundos de Santa Cruz ou de cidades vizinhas que integram a 13ª Coordenadoria Regional de Saúde, para hospitais no Estado. A base local conta com duas ambulâncias, uma motolância e duas ambulâncias reservas. A Secretaria Municipal de Saúde deve encaminhar o pedido de mais um veículo de Suporte Básico para o serviço. Para cobrir os custos mensais, o Samu local recebe R$ 58.625,00 da União, R$ 103.732,00 do Estado e R$ 128.383,00 da Administração Municipal.
O secretário municipal de Saúde, Régis de Oliveira Júnior, explica que o modelo do Samu compartilhado é um projeto piloto do governo do Estado, com duração de um ano. “Apenas Bento Gonçalves, Santa Maria e Santa Cruz assinaram o convênio por enquanto. Como a regionalização teria um valor muito elevado para o Município, essa foi a ferramenta que encontramos para evitar longas esperas por atendimento.” Ele acrescenta que, com a nova sistemática, também será possível que as equipes de Santa Cruz incluam chamados no sistema, o que hoje não é permitido. Após o evento, o Secretário, Régis de Oliveira Júnior, acompanhou a Secretária estadual, Arita Bergmann, em uma visita aos hospitais Ana Nery e Santa Cruz.
Chamar Samu
O aplicativo Chamar 192 – SAMU foi lançado no começo do mês pelo governo estadual. A ferramenta foi desenvolvida para facilitar o acionamento do serviço em casos de urgência. Ao fazer a ligação por meio dela, o médico regulador que conversar com o solicitante terá acesso antecipado a informações básicas e à localização por GPS, agilizando o processo de regulação e a chegada da ambulância. O aplicativo está disponível para Android, no Google Play.