NotíciasRio Grande do SulVariedades

Parada LGBT lota Largo do Mercado Central de Pelotas

Evento, na 18ª edição, reuniu milhares de pessoas

O clima descontraído e festivo tomou conta da 18ª Parada da Diversidade, realizada neste domingo (24), no Largo Edmar Fetter, ao lado do Mercado Central. Vinte e sete atrações fizeram parte da programação da festa, que se iniciou às 14h e estendeu-se até as 22h, com o tradicional desfile de trio elétrico às 18h.

Além de muitas cores e música, lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais, transgêneros (LGBT) e heterossexuais simpatizantes à causa uniram-se para celebrar o movimento e encerrar a 3ª Semana Municipal da Diversidade, cujo tema foi “50 anos Stonewall: esse ano eu não morro”.

A estudante Giselle Bonow, 27 anos, fez questão de ir ao Mercado Central mostrar a força da luta LGBT e a importância do apoio da família. Acompanhada da mãe, a aposentada Leila Bonow, 60 anos, Giselle relembrou os tempos em que ajudava na organização da Parada e destacou o crescimento do evento, reforçando que sempre teve Leila ao seu lado.

Giselle e Leila fizeram questão de acompanhar a festa – Fotos: Igor Sobral

“É a oportunidade que temos de vir para a rua e mostrar que existimos e merecemos respeito. A Parada tem crescido e ganhado cada vez mais apoio. Isso é uma conquista importante”, disse Giselle.

Para um dos organizadores da festa, Marcos Fernandes, do “Grupo Também”, a Parada foi o resultado de muitos esforços e encerra a 3ª Semana Municipal da Diversidade com sucesso, marcando esses dias como um período de luta e exposição da identidade do movimento LGBT em Pelotas. “É o momento de celebrarmos nossa existência e resistência, de nos conectarmos com a sociedade. São 50 anos de lutas, de avanços e de importantes vitórias que merecem ser comemoradas”.

Organização
A Semana da Diversidade tem o apoio da Prefeitura de Pelotas e do Governo do Estado do Rio Grande do Sul. A festa é uma realização do Grupo Também, da Organização da Sociedade Civil (OSC) Gesto, do Grupo Interdisciplinar de Estudos em Gênero e Diversidade Sexual do Colégio Municipal Pelotense (Diversus), do LGBT Socialista, do Las Vulvas, do Juntos e do Diretório Central de Estudantes (DCE) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel).

Botão Voltar ao topo