Porto Alegre

Confira os preços da pesquisa do Procon Porto Alegre para a Black Friday

Há poucos dias da Black Friday, que ocorre em 29 de novembro, o Procon Porto Alegre divulga pesquisa de preço dos produtos que costumam ser mais buscados nos portais brasileiros de e-commerce. Desde o início de outubro, o órgão da prefeitura responsável pela defesa do consumidor já realizou seis levantamentos de valores de eletrodomésticos e eletrônicos portáteis. A próxima e última edição será divulgada nesta sexta-feira, 29.

Segundo a diretora-executiva do Procon Porto Alegre, Fernanda Borges, as lojas físicas não têm a obrigação de oferecer preços equivalentes aos das lojas on-line. O fundamental é que os descontos anunciados realmente sejam efetivos. Em caso de denúncias, é importante que os consumidores guardem o máximo de documentos para comprovar que a oferta prometida não foi cumprida.

Fernanda Borges destaca que é interessante o próprio consumidor acompanhar as variações de preço daqueles produtos que deseja adquirir. “Pretendemos realizar mais um monitoramento de preços no dia da Black Friday. Os fiscais do Procon estarão presentes em estabelecimentos do varejo físico. Os resultados obtidos até agora já certificam a importância de compará-los, pois a variação é expressiva”, diz.

Dicas:
– Faça uma lista com os produtos que deseja comprar. Ela servirá para evitar a compra por impulso
– Procure acompanhar a evolução dos preços até o próximo dia 29 para saber se a compra é realmente vantajosa
– O consumidor deve pesquisar previamente se os sites são seguros, bem como verificar a política de troca, devolução de produtos e prazos de entrega

O atendimento do Procon Porto Alegre é exclusivo para residentes no município, que podem registrar reclamações diretamente pelo site do Procon, pelo atendimento eletrônico ou pessoalmente na rua dos Andradas, 686, no Centro Histórico. O funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. São distribuídas 80 fichas diárias, com atendimento por ordem de chegada. O consumidor também pode realizar o agendamento prévio para o atendimento presencial no site, sendo fornecidas 11 senhas diárias.

Confira aqui  a mais nova pesquisa.

Botão Voltar ao topo