Rio Grande do Sul

Colheita da Uva em Ametista do Sul é aberta oficialmente

Neste sábado (7) foi aberta oficialmente a Colheita da Uva em Ametista do Sul. O evento, realizado na comunidade da Linha Alta, interior do município, reuniu mais de 120 pessoas.

Para qualificar a atividade da viticultura no município, uma palestra técnica foi realizada paralela à programação. O pesquisador da Embrapa Uva e Vinho, de Bento Gonçalves, Lucas Garrido, explanou aos produtores sobre manejo da videira e controle de doenças.

A 4ª edição da Abertura da Colheita da Uva foi promovida pela Emater/RS-Ascar, que é conveniada à Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr), Prefeitura de Ametista do Sul, Secretaria Municipal da Agricultura, Coperametista, comunidade da Linha Alta e Sindicato dos Trabalhadores Rurais. Para realização do evento, as entidades contaram com o apoio da Sicredi, Grupo Creluz e Vinícola Cave de Cristal.

A viticultura se destaca no município de Ametista do Sul como atividade produtiva geradora de renda e com maiores possibilidades de sucessão familiar, tendo como exemplo de sucessão a família Litkoski, anfitriã da Abertura Oficial da Colheita da Uva deste ano. O município de Ametista do Sul possui aproximadamente 190 hectares de videira, com finalidade comercial, com mais de 50 produtores envolvidos direta e indiretamente na produção. Estes cultivam, principalmente, Niágara Branca, Niágara Rosa, Bordô, Isabel, Cabernet Sauvignon, com uma produtividade aproximada de 15 toneladas por hectare.

Advogado em São Leopoldo André de Alexandri
Botão Voltar ao topo