CASANEWSDestaque

Richard Gohr de Blumenau é primeiro lugar no Concurso Técnico NCD 2019

Trabalho do profissional concorreu com mais de 36 projetos inscritos e foi o melhor na categoria Design de Produto, com o desenho da escrivaninha Carol

O arquiteto Richard Gohr sempre foi daqueles meninos que se divertiam desmontando todos os brinquedos à volta. Ele também andava com um bloquinho e lápis a tiracolo, para registrar os desenhos que surgiam à sua frente e na sua mente. “Sempre fui um cara inquieto e curioso. Desmontava as coisas para entender como funcionavam. Desenhava de tudo com detalhamento de luz e sombra, faço isso até hoje”, conta o sócio de Carol Lopes no escritório Logo Arquitetura, sediado em Blumenau.

Publicidade

Gohr acaba de conquistar um importante reconhecimento: o primeiro lugar na categoria Design de Produto da quarta edição do Concurso Técnico NCD – edição 2019, promovido pelo Núcleo Catarinense de Decoração. Para ele o prêmio reforça que está no caminho certo, mesmo com todos os desafios do mercado do design brasileiro.

“Os desafios são enormes. É preciso enxergar que a produção industrial é muito além do que um desenho bonito, de uma forma, utilidade. Existem processos de criação, de desenvolvimento, que passam pela prototipagem até chegar – de fato – a um produto que pode entrar no comércio e agradar o lojista e o cliente final. O trajeto é longo. O Brasil também tem uma forte cultura de cópia, o que acaba prejudicando o investimento em design autoral. A lei e registro de produto também não ajudam”, comenta.

A escrivaninha Carol, prototipada para compor o ambiente do escritório numa mostra de decoração, foi a peça premiada e também a primeira do portfólio do arquiteto. Foi neste momento que Richard despertou para o segmento com a vontade de produzir em escala industrial. O feedback foi positivo e ele passou a dividir parte do seu tempo no escritório exclusivamente para a criação de mobiliário.

“De lá para cá foram várias peças criadas, participações em feiras importantes no Brasil e Europa e lançamentos programados para 2020. Hoje entendo a diversidade do mercado brasileiro, e tento entender o gosto do cliente. Novas oportunidades surgem e estou muito feliz. O prêmio do NCD foi muito importante e tem um significado enorme. Foi a primeira vez que me inscrevi num concurso e já conquistei o primeiro lugar. Agora é seguir trabalhando”, comemora.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Fechar

Seu navegador está bloqueando os anúncios deste site.

Todo o conteúdo deste portal é 100% gratuito. Os anúncios que exibimos é a forma de manter este veículo de informação independente e comprometido somente com você leitor.