Porto AlegreVariedades

Biblioteca Pública do RS promove Tarde de Natal com troca de livros

Tendo como inspiração a Islândia, cuja tradição no Natal é a troca de livros, a Biblioteca Pública do Estado (BPE-RS) promove no dia 20 de dezembro (sexta-feira), a partir das 17h, uma Tarde de Natal, em que o presente será um livro. Além desta atividade, que visa estimular a leitura, haverá um breve sarau literário, em que os participantes trarão seus textos preferidos para serem lidos. A entrada é franca.

Os leitores estão convidados a trazerem um livro de literatura novo ou já lido, mas com data de publicação recente e em ótimo estado, para presentear outra pessoa. Na hora, todos os presentes ao evento receberão números que posteriormente serão sorteados, dois a dois, para que assim aconteça a troca de livros. Valem livros em diversas categorias literárias, como romance, conto, poesia, crônica, infantil e coletâneas.

Inspiração
A troca de livros faz parte da tradição natalina da Terra do Gelo, a Islândia, costume que ao mesmo tempo fomenta a leitura e desestimula o consumismo, trazendo maior beleza e significado à data. Conforme artigo publicado pela BBC em 2013, baseado em uma pesquisa, a relação entre os islandeses e os livros é tão forte, que uma em cada 10 pessoas lá são leitores tão ávidos, que acabam se tornando escritores. Apesar de ter somente 360.390 mil habitantes, o país é o que mais possui mais leitores, escritores, livros publicados e lidos do que qualquer outro no mundo, segundo a BBC.

Serviço:

  • Dia: 20 de dezembro de 2019 (sexta-feira).
  • Hora: a partir das 17h.
  • Local: Biblioteca Pública do Estado (Riachuelo, 1190) – Centro Histórico de Porto Alegre/RS.
  • Informações: Pelo telefone 3224-5045, da BPE-RS.
  • Entrada franca.
Botão Voltar ao topo